O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

Na Grécia Antiga, o casamento e a maternidade preoce para as meninas, eram muiro incentivados, já que o único papel da mulher era procriar. Trazendo para os dias atuais, no Brasil,onde houve uma mudança de perspectiva, no qual as mulheres sonham com a indepedência financeira e igualdade de gênero, a gravidez na adolescência passa a ser uma dificuldade para a construção dessa sociedade. Desse modo, os entraves para a diminuição dessa implicação social,denotam não só um problema de saúde pública, mas também de ordem social.


Em primeiro lugar, vale ressaltar que pelo fato da idade da primeira menstrução diminuir progressivamente desde o ínicio do século XX, as jovens também iniciam suas relações sexuais muito novas. Dessa forma, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) , o Brasil tem 68,4 bebês a cada mil, nascidos de mães adolescente entre 15 a 19 anos. De acordo com isso, não só a mãe passa por risco de vida, uma vez que, a gravidez que ocorre nos dois anos seguintes após a primeira menstruação, oferecem mais riscos a gestante, mas também o bebê,visto que o organismo da menina ainda está se adaptando as mdanças.


Outrossim, no documentário "Lixo Extraordinário", de Vick Muniz, uma das personagens chama-se Suelem, Trabalhando com lixo desde os sete anos de idade, com 18 anos já possui três filhos, o pai trabalha com tráfico. Nota-se com isso que a gravidez na adolescência está diretamente ligada com a baixa escolaridade e pouca perspectiva, por isso em clínica particulares a grande maioria são mulheres com mais de 35 anos. Devidso a isso, a menina pobre,sem instrução, que começa a vida com um bebê, dificilmente conseguirar mudar seu destino de miséria ignorância.


Em suma, torna-se evidente que medidas são necessárias para solucionar o impasse. Desse modo, o Ministério da Saúde juntamente com a mídia, devem anfrentar essa anomalia como um sério problema de saúde, podendo realizar por meio de campanhas publicitárias, com propagandas informativas, nos grandes veículos midiáticos, as consequências desse problema. Além disso, as ONG's, como orgão que visa suprir as deficiências do Estado, devem disponibilizar as comunidas carentes,centros com professores voluntários e capacitados, em abientes com total acessibilidade, aulas de educação sexual, distribuição de métodos contraceptivos e ensinando o jeito certo de usa-los, lugares também com aulas de artesanatos, música e dança com a finalidade de proporcionar mais conhecimento e perspectiva para essa parecla menos favorecida.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!