O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

O documentário brasileiro Meninas, lançado em 2006, retrata a vida de quatro meninas das periferias do Rio de Janeiro que engravidaram inoportunamente. Doze anos depois, a realidade apresentada no documentário continua presente na sociedade brasileira. Desse modo, deve - se analisar a desinformação acerca da educação sexual junto às condições de vulnerabilidade social que cercam os jovens brasileiros.
Um dos principais fatores que contribuem para a gravidez precoce é a desinformação acerca da educação sexual, que deriva de uma crença das escolas, junto às famílias, de que instruir os jovens sobre prevenção sexual seria o mesmo que incentivá-los a se tornarem sexualmente ativos. Segundo o sociólogo francês, Pierre Bourdieu, em sua teoria "Habitus", a sociedade incorpora os padrões sociais impostos e os reproduz ao longo das gerações. Decerto, durante a colonização, o cristianismo instituiu a exaltação da pureza sexual, sendo assim, a sociedade brasileira incorporou e disseminou essa imposição que transformou - se em tabu quando o assunto é sexo
Outro problema acarretado pela gravidez precoce é o alto risco de mortalidade materna, sendo apontado pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), como uma das principais causas de morte entre adolescentes e jovens entre 15 e 24 anos na América.Segundo o economista Roberto Campos, " Tudo o que se pode fazer é administrar as desigualdades, buscando igualar as oportunidades", sendo assim, o Brasil falha promoção de igualdade ao ter muitas pessoas marginalizadas e vulneráveis que não têm acesso à informação.
Fica claro, portanto, que para diminuir os casos de gravidez na adolescência, o Ministério da Educação, or meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, deve desenvolver um projeto de prevenção da gravidez junto as escolas, que consiste em adicionar a grade curricular a matéria de educação sexual, promovendo debates sobre o assunto. Além disso, o Ministério da Saúde deve garantir as Unidades Básicas de Saúde uma infraestrutura adequada para receber, acompanhar e orientar essas jovens sobre os próximos passos a serem tomados.Precisa -se também, garantir o retorno ou a continuação dos estudos dessas jovens, garantindo que elas possam ter oportunidades no mercado de trabalho futuramente e, talvez assim, consigamos evitar mais casos como aqueles retratados no documentário Meninas.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!