O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gravidez na adolescência

" O ser humano não é nada além do que a educação faz dele". As palavras do filósofo prussiano, Immanuel Kant, nos permite refletir sobre a importância da educação / informação nas atitudes do indivíduo. Relacionando seu pensamento com a atual vida sexual precoce dos jovens brasileiros em pleno século XXI. Nesse sentido, convém analisar as principais causas, consequências e possíveis soluções para essa problemática.

Segundo o jornal televisivo da TV Cultura, o número de adolescentes gravidas é maior na faixa etária entre os 15 aos 19 anos de idade. O que evidencia, que os jovens não estão usando os métodos contraceptivos para que não ocorra uma gravidez indesejável e outro motivo para esse caso está acontecendo tão cedo é o acesso restrito a uma educação sexual por motivos de questões religiosas. Vale também ressaltar, que em alguns casos jovens menor de idade engravidam cedo por causa do abuso sexual que sofrem em casa ou mesmo o perigo se encontra nas ruas. É evidentemente claro, que ainda é preciso orientar as atitudes dos jovens em relação a vida sexual precoce, para que não prejudique o seu futuro.

Além disso, não é só uma vida que estar por vir ao mundo, mas futuro daquela jovem. Muitas das garotas que engravidam não querem levar a frente uma gravidez por medo de não conseguir criar a criança e preferem abortar, colocando sua vida em risco, ou em que na maioria das vezes é os avós maternos que cuidam desse bebe, para que essa menina volte à escola. De acordo com pesquisas realizadas pelo Ministério da educação, 18 % das meninas que ficam gravidas abandonam as escolas. Tendo em vista essa perspectiva, que é um lamento vê jovens desperdiçando chances de superar a pobreza, quando elas se submetem a uma gravidez muito cedo diminui as possibilidades de ascensão social.

Desse modo, a gravidez precoce entre os jovens brasileiros requer medidas mais efetivas para ser amenizado em nosso país. Nesse sentido, o Ministério da educação deve inserir no Projeto Político Pedagógico, políticas de educação, orientação sexual e palestras com o intuito de mostrar a realidade de outras pessoas que passaram por essa situação. Espera-se com isso, que os adolescentes se conscientizem e não passem por esse problema e que se preocupem somente com o seu futuro e que concretizem as palavras ditas por Immanuel Kant nas suas atitudes.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!