O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Gordofobia e o culto ao corpo padrão

  No filme norte-americano "Sexy por Acidente" foca na trajetória de Renee, uma mulher extremamente insegura com seu corpo por ele não se enquadrar com os rigorosos padrões estéticos vigentes. Nesse sentido, tal visão contra si mesma impossibilita atingir seus objetivos profissionais. Embora se trate de ficção, o enredo ficcional abordado no filme de nada se difere da realidade apresentada no Brasil, pois à ausência de representatividade no âmbito midiático, intrinsecamente ligado aos aspectos econômicos, além da falta de acessibilidade em locais públicos para abrigar pessoas com alto peso influenciam pensamentos e comportamentos autodestrutivos.
  É importante destacar, em primeiro plano, como a escassez de representatividade no ambiente cibernético é um fator que corrobora para a existência do problema. Acerca disso, é pertinente trazer um episódio ocorrido na marca americana Victoria'S Secret como um exemplo de irresponsabilidade comercial que afetou negativamente a vida de milhares de mulheres. Nesse cenário, a realização de desfiles anuais produzidos pela marca contava apenas com a presença de garotas magras e altas, enfatizando um padrão de beleza inalcançável e diferente da maior parte das outras mulheres. Com base nessa análise, é possível identificar o caráter prejudicial do problema.
  Cabe mencionar, em segundo plano, quais são os interesses relacionados a tal restrição de diversidade biológica e como isso afeta negativamente na vida das pessoas. Nessa perspectiva, seguindo esse viés, o programa televisivo brasileiro da rede Globo conhecido como "Encontro com Fátima Bernardes" mostra, em Janeiro de 2020, um relato de um brasileiro sobre a dificuldade de acessibilidade em locais públicos, descrevendo seu desconforto e como isso influencia de forma negativa na sua vida. Paralelamente, é válido reconhecer que a Indústria Cultura, semelhante a teoria elaborada pelos membros da escola de Frankfurt, está focada em produzir conteúdos a partir do padrão de gosto do público maior, não atendendo as necessidades das minorias. Desse modo, urge a extrema necessidade de alterações estruturais para a ocorrência de uma maior diversidade de produtos adequados as mais variadas formas.
  Fica claro, portanto, que à ausência de representatividade de padrões diversos e culto ao corpo padrão é um problema atual brasileiro que precisa ser combatido. Para isso, é imperiosa uma ação do Governo Federal, como instituição regulamentadora da Internet e propaganda, investir com prioridade na investigação de anúncios midiáticos que apresentem apenas uma exemplo de corpo, fazendo com que alterem suas estratégias de exposição de pessoas para fim comercial e amplie a diversidade de pessoas das mais variadas esferas. Essa iniciativa tem a finalidade de elevar a auto estima das pessoas e fazer com que se sintam representadas. Ademais, também mister que o Governo Federal invista na adaptação de locais públicos e influencie empresas a comercializar produtos que ofereçam conforto e segurança para todas as pessoas. Feito isso, será possível evitar que casos como de Renne continuem sendo uma realidade.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!