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FUVEST 2021: O mundo contemporâneo está fora da ordem?

"Não são as crises que mudam o mundo, mas sim nossa reação a elas". Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados a inversão de valores, que é responsável por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar, pois, a ineficácia do Governo e a competição generalizada, como elementos propulsores do imbróglio.


       Em primeira análise, vê-se que o Governo, dispondo das condições necessárias para inverter esse quadro, quase sempre mantém-se neutro. Sob essa visão, é explícito a dificuldade das grandes massas em programas socioculturais, como cinemas e teatros, devido ao baixo investimento governamental voltado a infraestrutura e ao acesso, resultando em uma grande parte da população sem conhecimento dos pontos negativos e positivos acometidos na história da humanidade. Dessa forma, quando a Federação sobrepõe seus olhos sobre o Estado, é atraída pelas discussões economicas, excluindo os aspectos culturais como fatores de formação da opinião do indivíduo inserido na sociedade.


       Outrossim, destaca-se a competição generalizada recorrente desse contexto. Nessa perspectiva, ressalta-se o idealismo capitalista vigente no país, responsável por intensificar uma incansável corrida por bens materiais e status financeiros, gerando distanciamento social devido a extensa carga horária trabalhista. Assim sendo, através das práticas dessas atitudes, ocorre a inversão dos valores considerados essênciais para o convívio harmonioso das pessoas.


       Depreende-se, portanto, que a forma de viver no mundo contemporâneo necessita ser repensada. Por isso cabe ao Governo, em parceria com o Ministério da Educação, financiar projetos sobre os pontos negativos do capitalismo e a importância da cultura, através de uma ampla divulgação midiática que inclua propagandas televisivas, entrevistas em jornais e debates entre professores e alunos. Nesse sentido, o intuito de tal medida deve ser o diagnóstico da carências escolares e, posteriormente, da comunidade. Ação que iniciada no presente, pode modificar o futuro da nação.

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