O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

FUVEST 2021: O mundo contemporâneo está fora da ordem?

O capitalismo, a política e suas relações com o desconcerto mundial
           


            A partir da ascensão do modo capitalista de produção, o mundo se encontra em intensa desarmonia, onde o homem contemporâneo vive em função do dinheiro. A política, a cultura, os interesses econômicos e até a situação da saúde pública de determinado local são apontados como estopins alarmantes para o início de uma terceira guerra mundial.


            Desde a Antiguidade, a política foi tanto responsável por ordenar, como para pregar o caos em uma sociedade. Mesmo que diversos modelos políticos tenham sido desenvolvidos e experimentados ao decorrer da história, ainda utiliza-se da democracia grega como modelo padrão. Contudo, os políticos atuais desenvolvem modos de governo antagônicos a ela, alastrando revoltas populares que ocasionam destruições, ferimentos, e até mesmo mortes.             


            Já em relação à economia, suas evoluções para o aprimoramento do modo capitalista de produção e a mecanização de diversos dos seus setores tornaram a população mundial obcecada por dinheiro. A sociedade visualiza o capital como uma forma de rotular as pessoas, onde aquele cuja renda é insuficiente logo é associado a alguém indolente e que não corre atrás de seus sonhos. Isso submete as pessoas a situações desumanas, onde algumas recorrem a intensas jornadas de trabalho, outras chegam até a vender o próprio corpo para serem ricas e valorizadas dento do ambiente social.


            Em suma, a desestabilização mundial gira em torno do capital e o planeta não será capaz de suportar o consumo desenfreado gerado pelo Capitalismo, uma vez que ele utiliza-se recursos que seriam equivalentes a um planeta e meio para manter a demanda da população. Mesmo com governos favoráveis à instalação de guerras para instaurar a harmonia, uma vez que acordos e tratados não são o suficiente, seria somente uma solução provisória para um caos muito mais complexo.           

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!