ENTRAR NA PLATAFORMA
Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

Segundo o filósofo francês Jean-Paul Sartre, o ser humano é condenado à liberdade. Entretanto, hodiernamente, essa liberdade é ferida com o entrave do desequilíbrio entre saúde e beleza, dado que o indivíduo fica preso ao molde de venustidade e faz tudo para alcança-lo. Cabe entender, portanto, como os padrões impostos pela mídia e o julgamento da sociedade agravam ainda mais a problemática.
Primordialmente, é importante destacar que os padrões de beleza colocados pela mídia funcionam como impulsionador do impasse. Isso porque o cidadão ao ser bombardeado por parâmetros de como vestir-se, o corpo ideal, o cabelo da moda, vai fazer ao extremo para alcançar essa beleza midiática. Sendo assim, doenças como anorexia e bulimia se tornam recorrentes para atingir esse idealismo. De acordo com o escritor George Orwell, "A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a população", ou seja, esses padrões são formas de controle da mídia.
Em segundo lugar, presencia-se o julgamento da sociedade àqueles que diferem do modelo de beleza também como um fator para permanência do entrave. Dessa forma, a busca pelo tipo ideal torna-se exacerbada e não alcançá-lo pode ser fulcral no desenvolvimento de doenças, como a depressão. Na mitologia grega, Procusto tinha uma cama de ferro e todos os viajantes que ali dormiam deviam encaixar-se nela de forma brutal. Analogamente, a sociedade pode ser comparada ao mito de Procusto ao julgar a beleza das pessoas, tentando encaixá-las em uma única norma.
Logo, para que liberdade citada por Sartre não seja ferida, cabe à mídia, impulsionadora do entrave, desconstruir esses padrões de beleza, por meio de comerciais com pessoas que diferem desse modelo e mostrar a diversidade de belezas existentes, a fim de que todos os indivíduos sintam-se representados e não precisem moldar-se no padrão midiático. Ademais, o Ministério da Saúde deve prestar assistência àqueles que sofrem algum tipo de distúrbio devido ao desequilíbrio entre saúde e beleza, mediante atendimentos psicológicos e hospitalares gratuitos, com intuito que essa problemática seja erradicada e a busca pela beleza ideal não deixe consequências.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde