O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

Desde a antiguidade a sociedade impõe padrões nos indivíduos, principalmente padrões de beleza para as mulheres. Como exemplo disso, é possível citar um fato de antigamente, em que as mulheres robustas, com quadris avantajados que eram escolhidas pelos homens para casar, por serem consideradas mais fortes e "melhores" para a reprodução. Atualmente, os padrões foram renovados, de modo que a sociedade e mídia expõem como ideal o corpo magro. A partir disso, é possível concluir, que os desafios para alcançar o equilíbrio entre a saúde e beleza encontram-se nos padrões de beleza impostos pela sociedade desde a antiguidade e nos meios midiáticos que apresentam dietas absurdas de emagrecimento rápido, que podem ter como consequência os transtornos alimentares que trazem riscos a saúde.


Inicialmente, é importante ressaltar o impacto que a sociedade tem, por ditar modas de corpo, vestes, como e o que comer, o que muitas vezes pode ser prejudicial ao indivíduo. Isso não é diferente no caso dos padrões de beleza, de forma que é imposto um corpo ideal, corpo ao qual o indivíduo quer alcançar independente da saúde em alguns casos, porque é imposto. Tal comportamento social, se encaixa no conceito de Émile Durkheim chamado de Coerção Social que é caracterizada pela pressão e/ou repressão que a sociedade exerce sobre o indivíduo, nesse caso o indivíduo é reprimido se não tiver o corpo dito ideal pela sociedade.


Segundamente, convém ressaltar os meios midiáticos que apresentam corpos ideais e dietas absurdas para emagrecimento, dietas às quais podem causar transtornos alimentares e/ou depressão caso não apresente o resultado desejado. Como exemplo desse distúrbios, é possível citar o filme "O mínimo para viver" em que uma jovem, lida com um problema que afeta vários jovens no mundo e que é um distúrbio de imagem no qual o paciente não aceita o corpo como ele é, ou pensa que está muito acima do peso, a anorexia. Tudo isso, trás um quadro de ansiedade, que faz a pessoa buscar maneiras bruscas de perder peso rapidamente para alcançar o corpo "ideal".


Após os fatos apresentados, é possível concluir, que há desafios para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza na sociedade. Portanto, são necessárias medidas de conscientização por parte do Ministério da Saúde, através de propagandas na TV e internet, de modo que faça os indivíduos perceberem que não precisam seguir necessariamente um padrão estético de beleza imposto, que o que importa é a pessoa estar consigo mesmo. Tudo isso para que o indivíduo mantenha seu bem estar físico e emocional. Além disso, cabe ao poder público municipal, a implantação de um programa de saúde nutricional nos postos de saúde, para que os indivíduos que queiram emagrecer de forma saudável, tenham um suporte confiável e profissional para que almejem a saúde e beleza desejáveis.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!