O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

Na Roma Antiga, as mulheres utilizavam arsênico no rosto para adquirir uma coloração mais branca, substância que hoje sabe-se que é tóxica e cancerígena, e sem que soubessem se expunham a riscos para se adequarem ao padrão de beleza vigente. Hoje, apesar de o padrão ser diferente no Brasil, as mulheres ainda se expõem, inadvertidamente, aos riscos das redes sociais, que estimulam a busca do corpo perfeito, em detrimento da saúde física e mental.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o incentivo de redes sociais, a exemplo do Instagram, faz mulheres buscarem ter os corpos que elas veem em imagens de modelos, com o desejo de se adequar e receber likes. Similarmente, de acordo com o filósofo Zygmunt Bauman em seu conceito de Modernidade Líquida, no mundo atual as relações entre as pessoas são mais flexíveis e efêmeras, tal como é com uma mercadoria. Sendo assim, de modo semelhante a uma mercadoria, as pessoas buscam se vender com as melhores características para serem compradas por likes.
Por conseguinte, isso gera ansiedade e leva ao desenvolvimento de transtornos alimentares e anorexia. Pode-se traçar uma analogia entre essa preocupação obsessiva com emagrecer e o filme Meninas Malvadas, no qual a protagonista Cady Heron busca se vingar de sua inimiga Regina George dando a ela barras de cereal, alegando que elas a fariam emagrecer. Desse modo, observa-se que ser magra é tão importante que um meio de se vingar é fazer a outra engordar.
Diante disso, para a conscientização das mulheres, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem realizar, por meio de verbas governamentais, campanhas educativas nas escolas que discutam o padrão de beleza estimulado pelas redes sociais, incentivando-as a postarem fotos de seus corpos como realmente são, além de alertá-las sobre o risco de anorexia. Somente assim as mulheres do Brasil, diferentemente das de Roma, poderão escapar dos riscos impostos pelo padrão de beleza.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!