O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

OBS: Estou enviando novamente essa redação, pois gostaria de uma segunda opinião de um corretor diferente. A corretora anterior foi a Thais, se possível gostaria da avaliação de um outro profissional. Obrigada!!
Em Busca Do Equilíbrio
Ao longo do processo histórico de formação da sociedade, o conceito de beleza sofreu distintas modificações, de acordo com as características de seu tempo : na década de 1920, o visual desejado era andrógino, representado por mulheres com seios pequenos, sem curvas e cabelo curto; na Era do Ouro de Hollywood, o biotipo de quadril largo e seios fartos - a exemplo de Marilyn Monroe - era considerado símbolo sexual, e agora, com o advento da contemporaneidade, novos padrões de beleza impostos socialmente alertam para um preocupante desequilíbrio entre saúde e beleza. Faz-se necessária, portanto, uma análise desse panorama e suas implicações sociais.
Cabe pontuar, primeiramente, que a formação de uma sociedade consumista tem notória influência nessa problemática. Consoante o filósofo Zygmunt Bauman, o mundo contemporanêo foi responsável pela transformação do indivíduo em mercadoria dentro da lógica capitalista. Destarte, para tornar-se atrativo dentro da coletividade, as pessoas passaram a investir intensamente na construção de uma imagem mais próxima possível do padrão corporal socialmente aceito, investindo, por conseguinte, em exercícios físicos excessivos, dietas alimentares restritivas e procedimentos estéticos abusivos que somente confirmam a desarmônica relação estabelecida entre corpo e saúde.
Convém frisar, ademais, que, a falta de debates socias profundos sobre padrões de beleza, heterogeneidade corporal e saúde também contribui para a manutenção dessa visão deturpada de beleza. Com efeito, enquanto em 1986, os estadunidenses já discutiam a questão da anorexia, bulimina e compulsão por exercícios físicos, por meio do filme "Kate's Secret", o Brasil, só recentemente, ainda que de maneira tímida, tem buscado inserir dentro da sociedade uma visão mais crítica sobre distúrbios alimentares, culto à magreza e aceitação corporal.
Entende-se, portanto, que medidas pontuais são necessárias afim de solucionar esse impasse. À vista disso, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, a criação da Campanha Nacional de Valorização do Desenvolvimento Corporal Saudável. Visando descontruir a enraizada mentalidade de padronização estética, essa campanha, por intermédio de profissionais capacitados - educadores físicos, médicos, publicitários e nutricionistas - , deverá promover palestras públicas sobre a importância de aceitação e valorização de características individuais, orientar sobre relevância da atividade física na saúde e não somente na estética e debater sobre distúrbios alimentares, sobretudo entre os mais jovens, objetivando, dessa forma, restringir relações desequilibradas entre saúde e beleza ao caso ficcional da personagem Kate.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!