O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

Deus(a) Grego em Crise
Desde a Grecia antiga a beleza e a estética são importantes perante a sociedade, porém, essa civilização também é o berço da saúde, equilíbrio e da sabedoria. Quando analisamos a sociedade brasileira, constatamos que a saúde e a estética não estam em sintonia, como na Grécia do passado, seja pela imposição social do corpo perfeito, seja pela, intensificação de cirurgias plasticas.
Vigorexia, Anorexia e Bulimia, são exemplos de doenças alimentares e psicológicas, que assolam a população, cujo denominador comum é a busca pelo corpo perfeito( ser um deus ou uma deusa grega). E o padrão de beleza imposta pela sociedade, industrias da moda e cinematográficas, de que as mulheres tem q ser magras, e os homens tem que ser musculosos, teve uma grande parcela de culpa em relação a essas doenças.
Segundo a OMS, o Brasil é o 2° país que mais faz cirurgias plasticas no mundo. O problema desse dado é que esses procedimentos não são em sua maioria por problemas médicos( queimaduras, alergias), e sim preenximento labial, Lipoaspiração, ou seja, todas praticas médicas para a melhoria da beleza, e não necessariamente da saúde. Visto que caminhadas e corridas ao ar livre podem ajudar tanto na autoestima, por conta da liberação de serotonina, como na perda de peso, ganhando em saúde.
É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas públicas que visem a construção de um mundo melhor. Destarte, as emissoras de televisão, as quais colocaram nas suas telenovelas e filmes, personagens que passam por essas situações de colocarem beleza em detrimento da saúde. Finalmente para prevenir esse problema, o MEC deverá instituir, nas escolas, palestras com médicos e psicólogos , que discutam as doenças e as causas dessa adversidade, a fim de que essa parcela se desprenda desses tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!