ENTRAR NA PLATAFORMA
Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza
Sabe-se que o equilíbrio entre saúde e beleza é um aspecto em grande debate na sociedade contemporânea. Nesse sentido, é imperioso analisar as consequências dessa questão. Dessa forma, dois aspectos fazem-se relevantes: orientação educacional e preconceito.
Em primeira análise, conforme o filósofo Platão, a orientação da educação marca a conduta ulterior. Nesse contexto, o grande número de casos de distúrbios alimentares e problemas de saúde -decorrentes da procura pelo "padrão" de beleza da sociedade- é o reflexo da deficiente orientação educacional tanto do Estado quanto do berço familiar. Desse modo, a busca pelo corpo ou rosto "perfeito" acaba ganhando uma importância maior do que qualquer outro aspecto da vida. Consequência disso, as relações interpessoais, bem como a saúde desses indivíduos são drasticamente prejudicadas.
Além disso, sob a perspectiva filosófica de Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de generalidade, exterioridade e coercitividade. Sob esse viés, é indubitável que existe um forte preconceito da população contra pessoas que passam por problemas como a bulimia e a anorexia. Dessa maneira, pela falta de conhecimento e apoio diante da difícil situação do distúrbio, a comunidade civil acaba sendo excludente perante a conjuntura de consciência coletiva do fato social, o que contribui para o agravamento desse imbróglio.
Ante o exposto, visando uma população mais saudável, é mister alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza. Assim, o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde devem desenvolver um projeto dentro das escolas, através de palestras, apresentações artísticas e atividades lúdicas a respeito da importância de se procurar a beleza com saúde e racionalidade -uma vez que ações culturais coletivas têm imenso poder transformador- com o fito de extinguir esse problema da comunidade escolar e, por conseguinte, da sociedade geral. Com isso, o país poderá ter uma população mais saudável.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde