O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Formas para alcançar o equilíbrio entre saúde e beleza

A Grécia foi percussora do conceito de beleza ideal. Este, afirmava que a boa aparência era presente dos deuses, portanto tê-la era sinal de superioridade. Apesar do passar dos anos e das mudanças de pensamento sobre o assunto, algo permaneceu: a padronização do belo0000 e isto, traz consigo consequências negativas à medida que na busca do corpo padrão, as pessoas desenvolvem doenças físicas e psicológicas.
Em 2015, o Brasil estava em segundo lugar no ranking de pessoas que mais fazem cirurgias plásticas, conforme a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica. Deste modo, observa-se que a busca pelo modelo imposto pela sociedade torna-se preocupante, pois ao se submeter a vários procedimentos cirúrgicos, o indivíduo coloca em risco sua saúde. Além das cirurgias, há também as pessoas que aplicam substâncias que aumentam o volumes de algumas áreas corporais e também rejuvenesce outras, como por exemplo a modelo Andressa Urach que enfrentou sérias complicações ao aplicar Hidrogel em seu organismo.
Dessa forma, também há fatores psicológicos que podem causar transtornos alimentares. Para muitos, atingir o protótipo do belo é uma forma de alcançar satisfação pessoal e aceitação social0000 essa pressão colocada sobre si mesmo, é uma lacuna para que doenças como a bulimia e a anorexia sejam desenvolvidas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esses problemas atingem mais mulheres e em torno de 4% delas mundialmente e isto, revela que há um desequilíbrio entre a busca pela beleza e o que isso causa à saúde da pessoa.
Portanto, fica claro que é necessário definir papéis das diversas esferas institucionais pra erradicação da problemática. Para que haja o equilíbrio, precisa-se que a Mídia como influenciadora social, através dos meios de comunicação, reverta seus valores e mostre a importância de uma vida saudável acima da estética, a fim de conscientizar as pessoas. É imprescindível que a Escola com o apoio familiar, difunda uma ideologia crítica frente aos moldes impostos por intermédio de palestras com psicólogos e profissionais na área, mostrando aos alunos os malefícios do culto à beleza. Assim, a coesão social se fará presente.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!