O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Formas de combater as doenças sexualmente transmissíveis no Brasil

A segunda temporada da série "Grey?s Anatomy" retrata um surto de sífilis no hospital, consequência do sexo desprotegido entre jovens médicos. A realidade, no entanto, não foge a ficção, uma vez que, na era contemporânea, é comum observar surtos de doenças sexualmente transmissíveis, sobretudo, nos jovens. Neste sentido, doenças como Aids e sífilis podem trazer graves consequências aos portadores. Logo, convém ressaltar a necessidade urgente de meios para alterar o atual cenário brasileiro.

É necessário destacar, a princípio, que as doenças sexualmente transmissíveis(DST) possuem meios eficazes de prevenção, tal como o uso de preservativos durante às relações sexuais. Entretanto, mesmo com uma alta gama de informações, os jovens ainda são os mais atingidos. Nesse sentido, o principal fator que contribui para a persistência do fenômeno é a falta de responsabilidade do grupo, tendo em vista que, mesmo sabendo dos riscos, insistem em fazer sexo sem proteção. Além disso, é válido enfatizar que o Governo possuem programas de prevenção as DST, inclusive distribuição gratuita de camisinhas, no entanto, ainda observa-se a pouca preocupação da juventude em prevenir a problemática.

Ademais, é notório que poucos indivíduos na fase juvenil vão ao médico regularmente. Isso dificulta o tratamento de doenças que podem até levar a morte, já que muitas delas quando apresentam sintomas são em graus elevados de gravidade. Outrossim, vale sublinhar que a falta de diálogo intrafamiliar é um fator que contribui para o agravamento da situação. Consoante com Durkheim, a maneira como se trata o problema influencia na sua ocorrência. Logo, é preciso um maior diálogo a fim de conscientizar os jovens quanto a gravidade das DST.

Destarte, em virtude dos fatos supracitados, cabe à ONGs promover campanhas que visem uma maior e melhor conscientização dos jovens quanto ao uso de preservativo durante as relações sexuais. Isso deve ser feito por meio de palestras em praça pública, escolas e nas mídias televisivas e sociais, que busquem mostrar-los os benefícios do sexo seguro e os perigos de o fazê-lo sem segurança, mostrando as possíveis consequências dessas atitudes. Só fazendo isso será possível evitar surtos como o ocorrido na série Grey's Anatomy.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!