O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Falsidade ideológica no Brasil

O Instagram é um aplicativo de rede social que permite a interação de usuários por meio de conversas, fotos e vídeos. No entanto, esses conteúdos nem sempre são verdadeiros ou pertencem às pessoas que estão fazendo o seu uso, o qual se configura como um crime de falsidade ideológica dos vários que existem no Brasil. Logo, torna-se essencial analisar as causas desse problema, que ocorre, principalmente, devido à ineficácia da legislação e o silenciamento.


Sob esse viés, as ideologias falsas que são utilizadas por diversas pessoas desrespeitam à lei do país. Nesse contexto, segundo o Código Penal Brasileiro, a falsificação ideológica é um ato criminoso que possui pena de prisão. Porém, apesar disso, denota-se que os indivíduos não obedecem essa norma, pois essa prática é muito frequente, a exemplo de delinquentes, que usam as ligações telefônicas para realizar golpes financeiros ao se fingirem de bancários. Dessa forma, fica nítida a causa dessa problemática, tendo em vista a legislação ineficaz do Brasil.


Ademais, a falta de discussão sobre a falsidade ideológica dificulta a sua resolução. Nessa perspectiva, de acordo com o sociólogo Jurgen Habermas, a comunicação entre os cidadãos contribui para que as atitudes errôneas sejam mudadas. Assim, isso justifica o motivo desse impasse persiste, uma vez que se trata de um crime ainda desconhecido pela população, mas que, constantemente, grande parte dela comete, seja no âmbito social ou virtual, como no Instagram com a utilização de perfis falsos. Dessa maneira, é evidente que essa questão precisa ser discutida pela sociedade.


Portanto, verifica-se a necessidade de medidas para diminuir a falsidade ideológica no Brasil. Para isso, cabe ao Governo e a Polícia Federal tornar mais eficiente a ferramenta investigativa de conteúdos e ideias falsas por meio da cooperação das mídias digitais, instituições sociais e o sistema de telefonia, de tal forma que esses ofereceram informações dos indivíduos que estão a praticar esse crime, e assim irão ajudar a justiça chegar até eles, a fim de que sejam punidos conforme prevê a legislação. Além disso, o próprio Governo deve criar uma campanha publicitária que vise mostrar a importância do debate dessa temática, a fim de alertar as pessoas sobre o risco da falsificação ideológica. Espera-se, com essa medida, que a lei do país possa ser respeitada de fato.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!