O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Falsidade ideológica no Brasil

 O filme brasileiro "Vip's" retrata uma vida repleta de mentiras, onde um homem finge ser o filho do dono da empresa aérea "Gol". Por analogia, tal homem cometeu crime de falsidade ideológica - falsificação de documentos em prol de benefícios próprios ou para prejudicar terceiros. Hodiernamente, existem milhares de pessoas participando de fraudes ideológicas no Brasil, o que afeta, principalmente, a moralidade e segurança social.


 Precipuamente, é necessário ressaltar que as difusões de mentiras prejudicam as relações de confiança entre as pessoas, corrompendo a fé pública e a vida social. Consoante Luther King, a injustiça em qualquer lugar, afeta a justiça em todo lugar. Analogamente ao pressuposto, pequenos detalhes imorais espalham malefícios à sociedade em volta. A exemplo disso, realçam-se os "fakes" em sites virtuais, os quais enganam suas vítimas fingindo ser outra pessoa e, assim, aflorando nelas sentimentos por alguém "inexistente". Portanto, percebe-se o impacto negativo que tais práticas propiciam à manutenção da ética na sociedade.


 Outrossim, a falsidade ideológica carrega consigo a capacidade de transformar dados públicos ou privados em incertezas, afetando negativamente a segurança nacional. Segundo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do próprio homem. De maneira similar, falsificar documentos traz problemas para todos, inclusive ao ambiente em que o falsificador se insere. Sob essa perspectiva, vale citar as falsas carteiras de habilitações automobilísticas, as quais proporcionam a livre circulação de motoristas despreparados e, consequentemente, acidentes e fatalidades no trânsito. Nesse sentido, tal comportamento perigoso pode influenciar as demais pessoas da sociedade, causando mais caos e podendo afetar, inclusive, as próprias pessoas que seguem esses hábitos.


 Logo, torna-se evidente que medidas exequíveis são imprescindíveis para combater esse quadro deletério. O governo deve, por meio de campanhas nas redes sociais - como no Facebook ou Instagram -, alertar os internautas dos perfis "fakes", a fim de evitar novos golpes virtuais. Ademais, por meio de parcerias com empresas de segurança, o Governo deve implementar a tecnologia da "Biometria Facial" nos lugares que lidam com reconhecimento de documentos, com fito de evitar fraudes. Desse modo, diminuir-se-ia a crescente falsidade ideológica vigente no Brasil.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!