O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Falsidade ideológica no Brasil

     Na obra cinematográfica, "Prenda-me se for capaz", o personagem interpretado por Leonardo DiCaprio se aproveita da má fiscalização de documentos no país para forjar diversas vezes a sua identidade, ingressando em empregos temporários e, aos poucos, montando a sua fortuna anonimamente. Dentro do contexto brasileiro hodierno, é possível perceber as mesmas características no que tange à questão da falsidade ideológica. Nesse sentido, é evidente a consolidação de um grave problema, em virtude da impunidade e da insuficiência legislativa.
    Em primeira análise, é importante ressaltar a injustiça como um dos fatores que contribuem com a perpetuação da problemática. De acordo com o escritor ativista Martin Luther King, "a injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar." Sob essa perspectiva, praticantes de falsidade ideológica muitas vezes acabam por não serem punidos, em decorrência da dificuldade em detectá-los, principalmente na internet, além de não haver uma fiscalização adequada no que concerne à autenticidade de documentos, o que acaba por agravar ainda mais esse impasse.
    Outro ponto relevante, nessa temática, está ligado à insuficiência legislativa. Conforme o filósofo Umberto Eco, "para ser tolerante é preciso fixar os limites do intolerável." Por essa ótica, nota-se que, devido à ausência de uma regulamentação adequeada referente à verificação da integridade de documentos - que deveria ser executada por todos os órgãos, sejam eles públicos ou privados - a resolução dessa problemática está longe de ser atingida.
    Portanto, urge-se que o Poder Legislativo elabore uma lei que submeta, primeiramente, todo e qualquer website que necessite de cadastro a implementar a exigência de documentos como RG e CPF, além da constatação de sua veracidade e, segundamente, requisite o fornecimento de múltiplas provas físicas de confirmação de identidade, sendo essas utilizadas pelos órgãos físicos, tanto públicos quanto privados. Tal ação visando à redução do número de incidentes atrelados à falsidade ideológica. Dessa forma, o Brasil poderá superar esse problema.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!