O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Falsidade ideológica no Brasil

  De acordo com sociólogo Émile Durkheim, a sociedade funciona como um "corpo biológico'', o qual, para ser igualitário e coeso, depende das partes que compõem. Contudo, no brasil, pode-se observar uma falha nesse funcionamento, devido à dificuldade em combater à falsidade ideológica na sociedade. Diante desse cenário, faz-se pertinente debater acerca dos aspectos políticos e educacionais como causas dessa problemática.


  Em primeira análise, convém salientar que a Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, delega ao Estado a incumbência de desenvolver políticas para mitigar as ocorrências de falsidade ideológica, além de acompanhar e fiscalizar as devidas aplicações dessas. Ademais, consoante com o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada para que o equilíbrio seja alcançado na sociedade. No entanto, é notório que, apesar desses projetos existirem, ainda não são suficientes ou satisfatórios.  Prova disso são os numerosos casos de falsidade ideológica noticiados pelas mídias brasileiras. Um exemplo recente, é o caso de uma mulher, em Juiz de Fora, que utilizava fotos de outras mulheres em aplicativos de relacionamentos, segundo o jornal  G1 Zona da Mata.


  Outrossim, em segundo momento, é importante ressaltar que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente ocupando a nona posição na economia mundial, de acordo com Instituto de Pesquisa e Relações Internacionais, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é o oposto e o resultado desse contraste é refletido nos crescentes episódios de falsidade ideológica. Por conseguinte, uma sociedade em que a base educacional é ruim propicia uma educação ética defasada, maximizando crimes como o de falsidade ideológica.


  Diante do exposto, portanto, urge que medidas sejam tomadas. Destarte, entre elas, é necessário que o Ministério de Educação em parceria com as redes estaduais e municipais de educação, por meio de verbas governamentais, criem centros educacionais especializados em desenvolver o senso crítico dos cidadãos através do ensino da ética, alertando para que a população não cometam crimes de falsidade ideológica e passem a ter noção dos perigos desses atos. Espera-se, com isso, uma melhor aplicação do que prevê a Constituição Cidadã. E, assim, manter o corpo biológico funcionando perfeitamente.   

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!