O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Falsidade ideológica no Brasil

A musica do cantor MC Kelvinho “falsidade ideológica” retrata nitidamente o principal motivo  das pessoas usarem esse mecanismo no mundo contemporâneo, a necessidade de enriquecer e acumular bens materiais por meio de ilegalidades. Entretanto esse mecanismo também se aplica as redes sociais em que muitas pessoas se sentem insuficientes e usam perfis com a imagem de outras pessoas para se relacionar. Perante essa ótica torna-se essencial analisar as causas que fazem dessa problemática presente no cotidiano.



A priori vale destacar o efeito de uma sociedade imersa no mundo de aparências. Quanto mais o ser humano submerge aos efeitos de uma sociedade liquida movida pela necessidade de aparentar ter muitos bens para ser aceito, ideal defendido por Zygmunt Bauman, maior a sua tendência a ignorar a lei para conquistar o que se almeja. Sob a luz do filme “Uma ladra sem limites” é evidente a mobilização da protagonista para agir segundo as reflexões de Bauman, analogamente ao espectro social do século XXI, que incessante busca por meio de fraudes conquistar bens para ser aceito. 



Ademais é preponderante analisar as relações nas mídias sociais. Atualmente esse núcleo possibilita um grande contato com o mundo e possibilita interação direta no âmbito das redes sociais, constantemente as pessoas que estão interagindo são bombardeadas de imagens e ideias que faz com que se sintam insuficientes. Ao analisar o filme “Sierra Borges é uma loser”, fica evidente essa necessidade de se encaixar aos padrões expostos, quando a protagonista não consegue se sentir bem em dizer quem ela é a pessoa que recebe suas mensagens e mente sobre sua identidade. Essa atitude é reflexo de uma pessoa que foi inserida em um ambiente que falhou em ensinar sobre a singularidade humana na primeira infância, ideal defendido por Freud.



Logo, a fim de mitigar o problema é necessário ações que inviabilizem a permanência desses problemas. A principio deve-se reforçar as consequências de cometer esse crime por meio de campanhas veiculadas nas mídias televisivas, ministradas pelo Poder Judiciário, com o intuito de conscientizar a sociedade. Posteriormente é essencial atuar nos núcleos escolares, expondo como as pessoas podem ser diferentes e que a melhor conquistar é aquela que advém do nosso esforço sem nenhuma ilegalidade, usando palestras promovidas por psicólogos buscando romper com a necessidade de se encaixar a algum padrão, ações aplicadas pelo Ministério da Educação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!