O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Falsidade ideológica no Brasil

          No filme “As branquelas”, é retratada a história de Marcus e Kevin, dois agentes do FBI que, mediante um imprevisto, precisam se passar por duas jovens no trabalho. Enquanto fingem ser as gêmeas Tiffany e Brittany, eles colocam, muitas vezes, as jovens em situações constrangedoras ao prejudicá-las em suas imagens. Fora da ficção, essa realidade se faz presente no Brasil, tendo em vista a falsidade ideológica presente na sociedade. Logo, cabe à análise acerca da negligência do Estado na fiscalização de documentos como a causa, além da facilidade de se passar por outra pessoa nas redes sociais, e as possíveis consequências para a solução da problemática.


          Em primeiro lugar, é importante analisar a negligência do Estado na fiscalização de documentos. Em 2020, com a pandemia da Covid-19, o Governo Federal, a fim de ajudar financeiramente a população, desenvolveu o auxílio emergêncial, entretanto, muitas pessoas que não se encaixavam nas exigências, se beneficiaram. De acordo com o Senado Federal, foram detectadas 620 mil pessoas que receberam o auxílio indevidamente. Nessa perspectiva, pode-se ver que, infelizmente, há uma má fiscalização de documentos, o que dificulta o controle de casos de identidade ideológica. Então, por falta de melhor preparo dos funcionários públicos e infraestrutura no local de trabalho, por exemplo, casos como esses têm acontecido com frequência no Brasil.  


          Além disso, cabe ressaltar a facilidade de se passar por outra pessoa nas redes sociais. No início de 2020, o Tinder, com o objetivo de tornar os usuários mais seguros e livres de possíveis contas fakes, desenvolveu uma verificação que avalia as fotos escolhidas pelo indivíduo em seu perfil, à uma foto tirada em tempo real. Nesse sentido, infelizmente, é sabido que nem todas as redes sociais têm uma forma de garantir que o criador da conta não esteja mentindo sobre sua identidade. Assim, por não existir uma garantia de que o usuário não esteja sendo enganado por outro mal intencionado, ele coloca a sua segurança em risco.


          Portanto, medidas são necessárias para superar o entrave. Por isso, urge que o Governo Federal, em parceria com o Tribunal de Contas da União, desenvolva, por meio de verbas governamentais, mais recursos aos municípios, a fim de que estes melhores os treinamentos dos funcionários públicos e a infraestrutura no local de trabalho. Também é importante que os desenvolvedores de aplicativos de redes sociais, procurem desenvolver meios para que os usuários possam garantir, de forma segura, que seus perfis, de fato, são verdadeiros. Espera-se, com isso, que casos como acontecido no filme “as branquelas”, não tomem grande proporção na vida real.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!