ENTRAR NA PLATAFORMA
Falsidade ideológica no Brasil

    O filósofo Jean-Paul Sartre dissertou acerca do comportamento coletivo, evidenciando-o sobre o caminho para o real progresso de uma nação, a fim de alcançar o bem-estar social. Análogo a isso, nota-se, no Brasil hodierno, uma ocorrência de casos de falsidade ideológica, o que pode gerar prejuízos para algumas pessoas. Dessa forma, deve-se pautar, na contemporaneidade, os desdobramentos dessa problemática e as consequências dessa faceta caótica.


    Em primeiro lugar, é importante discutir as causas dessa pauta. Nesse sentido, apesar da Constituição Federal de 1988 qualificar essa prática de falsidade como crime, os inúmeros casos ocorridos, indo desde extorsão até o próprio engano, revelam uma falta de empatia com o próximo, validando a tese do filósofo Maquiavel de que o homem é naturalmente egoísta, ou seja, não se importa em gera danos para outras pessoas. Dessa maneira, o filósofo Dahrendorf, em lei e ordem, responsabiliza a insuficiência legislativa pela ocorrência de crimes, demonstrando uma abordagem branda por parte das autoridades competentes, com a manutenção do status quo tendendo ao aumento de casos.


      Ademais, é válido debater as consequências dessa prática. Nessa perspectiva, existem diversas decorrências dessa atividades, de econômica até sociais, na primeira, exitem casos, nos quais, pessoas criam perfis falsos, interagem com certas pessoas, gerando intimidade, tendo acesso à fotos íntimas e chantageando o dono das fotos por dinheiro, caracterizando extorsão. Paralelamente, na segunda, a insegurança gerada pela dúvida em relação à verificabilidade das informações, o que pode dificultar as relações humanas, tornando-as mais supérfluas, o que contribui para a modernidade líquida do sociólogo Zygmunt Bauman. Outrossim, é vultoso salientar a importância da confiabilidade para a construção de uma sociedade harmônica.


     Portanto, torna-se clara a importância de adotar medidas para mitigar essa problemática. para isso, urge que o Governo Federal, junto com o Poder Legislativo e especialistas, crie um projeto para desenvolver um programa de inteligência artificial,selecionando profissionais competentes em parceria com universidades, que identifique perfis falsos e envie um aviso para as pessoas que interagiram com esses perfis. Sendo assim, isso pode ser feito por meio de um projeto de lei e tem como finalidade o aumento do bem-estar social, o que vai ao encontro da teoria do filósofo francês.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde