ENTRAR NA PLATAFORMA
Fake News

         Todo ser humano possui direitos essenciais inerentes a ele, como à liberdade de pensamento. Apesar disso, a divulgação de notícias falsas, principalmente, no meio digital fere o preceito apresentado, representando assim uma falha no estado democrático de direito. Logo, é necessário analisar essa problemática, tendo em vista os danos causados à construção do pensamento individual, e sua relação com os meios digitais.


 


            A princípio, cumpre salientar que a Constitução Cidadã de 1988 garante a todos o direito à liberdade de pensamento. Entretanto, a difusão das "Fake News" rompe com esse direito, visto que essas falácias têm por objetivo a manipulação do comportamento individual para atender aos interesses de quem as criou, sejam eles políticos, econômicos ou sociais. Sob esse viés, é notável a necessidade de medidas públicas que visem evitar a manipulação dos cidadãos pelas "Fake Newns".


 


               Em segundo plano, vale ressaltar que os meios digitais contribuem para a divulgação e propagação dessas falácias, haja vista que por conferirem o anonimato do usuário, e por terem um alcance global, tornam-se o ambiente propício para os indivíduos que almejam controlar a opinião das massas. Nesse sentido, a máxima do filósofo Francês Tocqueville a qual diz que nenhum ser humano possui o direito de impor seus ideais sobre outro é contrariada. Desse modo, fica evidente a necessidade do desenvolvimento do pensamento crítico dos cidadãos no combate as "Fake News".


 


              Diante disso, pode-se inferir que para suprimir os impactos causados à construção do pensamento individual pelas "Fake News", é necessário que o Governo Federal, por meio de parcerias com órgãos associados, promova campanhas públicas, tanto no meio físico quanto no meio digital, que visem alertar os cidadãos acerca dos riscos do uso dos meios digitais para a integridade do seu pensamento, e incentivar a busca pelas fontes das quais a informação foi retirada, no intuito de reduzir a circulação dessas falácias. Alem disso, o Governo Federal, deve também, investir na educação, no intuito de estimular o pensamento crítico do cidadão. Dessa forma, é possível garantir os direitos fundamentais do ser humano.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde