O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Fake News

O método socrático tem por uma das suas bases diferenciar o que é opinião do que é conhecimento. Uma das etapas do método era realizada, quando Sócrates questionava o interlocutor, sobre as constatações feitas por esse até que pudesse ser produzido conhecimento verdadeiro. Porém, mais de dois mil anos após a morte do filosofo grego, a sociedade contemporânea sofre com um fenômeno conhecido como "Fake News", onde notícias falsas são difundidas e ganham a crença de grande parte das pessoas. Essa prática precisa ser discutida, pois leva a consequências negativas seja ao atrapalhar áreas fundamentais da sociedade, seja por influênciar a estrutura política.


Em primeiro lugar, as "fake news" podem influenciar as decisões individuais das pessoas que acabam refletindo em prejuízos na coletividade. O Ministério da Saúde vem fazendo ampla mobilização em prol da vacinação, uma vez que uma parcela significativa da sociedade tem deixado de se vacinar nos últimos anos por acreditarem que as vacinas podem ser prejudiciais ao indivíduo que é vacinado. Esse fato acaba afentando as demais pessoas, pois doenças já erradicadas no país, graças às vacinas, podem voltar a assolar o país. O próprio órgão possui um canal de esclarecimento de notícias que se dispõe a verificar a veracidade dessas por meio d eum aplicativo de mensagens.


Em segundo lugar, além de interferir na saúde pública, o espalhamento de fatos irreais pode afetar decisões políticas. A eleição de 2018 no Brasil foi fortemente marcada pela difusão desse tipo de recurso, o que fez com que as próprias campanhas de candidatos se dedicassem a desmentir alguns conceitos atribuídos a cada um deles por cidadãos opositores. Outrossim, parte da população acabou sendo influenciada pelas notícias.


Fica evidente portanto, a importância de buscar resoluções para essa problemática. A mídia pode fazer campanhas que incentivem e conscientize a população da importância de manter um ambiente mais na internet e de buscar notícias por meios confiáveis. Isso pode ser feito através de informativos jornalísticos e campanhas de publicidade. O Congresso Nacional pode discutir novas legislações que regulem o espaço virtual para torna-lo menos impune. Desse modo, o avanço de mais de dois mil anos atrás poderá passar a não ser perdido podendo avançar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!