O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Fake News

O método socrático tem por uma das suas bases diferenciar o que é opinião do que é conhecimento. Uma das etapas do método era realizado quando Sócrates, para aplicação do método, questionava o indivíduo sobre as constatações que este proferia até que pudesse surgir conhecimento verdadeiro. Porém, mais de dois mil anos depois da morte de Sócrates, a sociedade contemporânea sofre com uma prática conhecida como "Fake news", onde notícias falsas são amplamente divulgadas e ganham a crença de grande parte das pessoas que não sabem questioná-las e buscar a verdade dos fatos. O fenômeno descrito é de grande importância por estar influênciando negativamente as interações sociais e o debate sobre ele faz-se necessário para que seja combatido.


Em primeiro lugar, o mundo virtual constuma passar a impressão de impunidade fazendo com que as pessoas se sintam livres das obrigações éticas, dentre elas, a de não disseminar notícias falsas que podem prejudicar a sociedade. O fenômeno das fake news é um fenômeno bastante atribuído ao espaço da internet, em que pode-se encontrar casos de racismo, exposição de fotos íntimas e demais que costumam ser evitados fora deste ambiente por medo de punição. Precisa-se portanto de medidas efetivas para que a internet seja uma extenção da vida social com as devidas medidas legais que está inserida.


Posteriormente, faz-se necessário ressaltar a importância das fontes de notícias que vêm sendo ignoradas por grande parte das pessoas atualmente. Notícias falsas circulam livremente pela internet sem que as pessoas questionem e verifiquem as fontes. Ademais tais informações são repassadas para mais pessoas e tomam grandes proporções afetando áreas como saúde pública, política, dentre outras. Isso se deve ao fato de que as notícias têm perdido o vinculo com os seus autores em uma conjuntura na qual as pessoas não se preocupam em buscar conhecimento somente por meio de locais seguros.


Fica evidente portanto a importância de buscar resoluções para esta problemática. A mídia pode fazer campanhas que incentivem e coincientize a população da importância de manter um ambiente mais seguro na internet e de buscar notícias por meios confiáveis. Isso pode ser feito através de informativos jornalísticos e campanhas de publicidade. O Congresso Nacional pode discutir novas legislações que regulem o espaço virtual para torná-lo menos impune. Desse modo, o avanço de mais de dois mil anos atrás poderá passar a não ser perdido podendo avançar.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!