ENTRAR NA PLATAFORMA
Experimentos com animais
É de conhecimento público que animais foram usados em diversas guerras ao longo da história, inclusive em testes para detonamento de bombas. Embora consideradas brutais por ativistas, práticas semelhantes perduram até os dias de hoje, destacando-se sobretudo os experimentos em cobaias animais. Estes geram intensa controvérsia, pois podem configurar um quadro de tortura, violando a Lei dos Crimes Ambientais.
Antes de tudo, é necessário refletir sobre os motivos que levam a esta prática. Nota-se que quase todos os produtos que usamos no cotidiano, desde cosméticos a remédios, precisam ser testados em laboratório antes de entrarem em circulação. Evidentemente, não há maneira de efetuá-lo em seres humanos, pois colocaria-se em risco sua integridade física. Os animais parecem uma alternativa fácil e acessível, visto que se reproduzem rápido e sua semelhança com nossa espécie permite eficácia nos resultados.
Entretanto, muitos especialistas na área científica condenam esses experimentos, apontando que os mesmos contradizem a ética profissional e são ultrapassados. De fato, já existem tecnologias que substituem a existência de cobaias em muitos casos. Nos últimos anos, cresceram os avanços na criação laboratorial de células e tecidos para este fim, bem como o uso de simulações em computador. Diversas empresas e instituições já abandonaram completamente a prática. Logo, observa-se que soluções para a situação não são impossíveis.
Portanto, torna-se evidente a necessidade de mobilização pelo fim dos testes em animais. Cabe ao Governo Federal reforçar os recursos destinados à pesquisa científica brasileira, de modo a impulsionar o desenvolvimento de tecnologias alternativas. Este também deve fornecer subsídios a empresas que abandonem a prática, visando maior aderência do setor privado à causa. Por fim, instituições de ensino deverão efetuar projetos educacionais e debates, com o objetivo de instigar nos jovens a consciência sobre o tema. Assim, serão atingidos verdadeiros avanços nos direitos dos animais no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde