O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Experimentos com animais

Nos últimos cem anos, a indústria farmacêutica vem crescendo consideravelmente, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Nessa contexto, milhares de vidas humanas foram salvas pela ciência, na qual por meio da experimentação em animais tiveram seus efeitos testados antes do uso em humanos. No entanto, algumas pessoas condenam o uso de animais como cobaias de medicamentos ou tratamentos ,mesmo que seja em benefício para os seres humanos.
Em primeiro plano, uma sociedade totalmente ética em todos os assuntos seria utópica. Platão em seu livro A República , sonhava com uma sociedade desse tipo , na qual o mundo sensível ou físico se contradizia com o mundo das ideias ou da razão0000 a justiça então, por meio da ética, garantiria o mundo ideal. Nesse aspecto, seria totalmente justificável no mundo das ideias a aplicação do justo , então seria ético a não utilização de nenhum tipo de animal em testes de medicamentos.
Por outro lado, o mesmo filósofo Platão afirma que a injustiça tem seus benefícios , esta por sua vez só existe justamente porque é a oposição do justo, assim seria aceitável em favor de um benefício maior o que seria anti-ético. Nesse contexto, seria aceitável a utilização de animais em favor dos seres humanos em tratamentos ou medicamentos em estudo nos laboratórios . Assim, por esse ângulo, animais com genomas parecidos com os dos humanos , como é o caso do camudongo , seria justificado.
Conclui-se, portanto, que a contradição existente entre a utilização ou não de animais em laboratórios é aceitável em benefício, sobremaneira, aos seres humanos. Sendo assim, a sociedade civil organizada deve, por meio de debates e palestras nas escolas, universidades e na comunidade divulgar sobre os benefícios da utilização de alguns tipos de animais em laboratório. Por conseguinte, cabe também ao Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, incentivar as pesquisas de tratamento de algumas doenças e medicamentos em laboratórios apropriados, mas com o acompanhamento de fiscais para que não haja tortura e sim testes que realmente são necessários em animais.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!