O desconto do plano APROVADO EM 2021 termina em: dias horas minutos segundos

Exclusão Digital

           No século XXI, o mundo globalizado atingiu o seu auge, com ligações econômicas, políticas, e sociais entre as nações. Contudo, mesmo em uma sociedade tão interligada, a exclusão digital permanece uma constante a ser combatida ,seja em âmbito sociocultural ou econômico.
           Em primeiro plano, o isolamento do excluído em relação ao mundo e o desconhecimento do mesmo sobre seus direitos é a principal consequência sociocultural. A ONU declarou, no ano de 2011, que o acesso à internet é um direito humano e deve ser assegurado pelo Estado. Por conseguinte, um cidadão bem informado tem muito mais potencial para lutar por seu bem-estar do que um desconectado. Além disso, a situação em que se encontra aquele sem a informação é muito mais grave se pensar que, mesmo em total posse da lei, não é assegurada a vitória da causa da pessoa,. Assim sendo, privar uma pessoa de conexão digital com o mundo é deixá-la a mercê de uma vida sem lei.
           Em segunda análise, o desdobramento econômico é a perda de qualificação da mão de obra. Exemplo disso é o fato de os países com maior desenvolvimento industrial serem aqueles que possuem mão de obra mais qualificada, em que o trabalhador não foi limitado pela falta de infraestrutura. Ainda, mesmo se for considerado o mercado de trabalho na sua base, nunca foi tão importante o letramento digital para disputar uma vaga de emprego quanto hoje. Consequentemente, o crescimento econômico do país é muito afetado pela sua falta de investimento.
           Logo, são necessárias medidas para reverter o quadro exposto. Para tanto, o Ministério da Educação, órgão responsável pelas diretrizes da educação nacional, deve investir na qualificação digital do cidadão, por meio de parcerias com as prefeituras, para construir centros de qualificação digital, onde o acesso livre de internet e a instrução necessária forme novos cidadãos e trabalhadores cientes de seus direitos e capazes de crescer profissionalmente, a fim de acabar com uma nação com tanta disparidade tecnológica.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!