ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

A lei da inércia, conhecida como a primeira lei de Newton, afirma que um corpo tende a permanecer no seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele, mudando de percurso. O esgotamento profissional é um problema que persisti na sociedade brasileira há algum tempo. Com isso, ao invés de agir como a força suficiente capaz de mudar o percurso deste problema, a combinação de fatores sociais, e familiares acabam por contribuírem com a situação atual.



De início, vale ressaltar que somos bombardeados pela sociedade em massa diariamente a sermos bem sucedido em tudo na vida.Com isso, a adaptação em uma sociedade pós moderna, está cada vez mais prejudicial a saúde mental das pessoas. O esgotamento profissional, tensão emocional, alterações de humor, e falhas de memória, são apenas alguns dos sintomas da Síndrome de Burnout, que atinge profissionais de todas as área e idade , e é atualmente a doença que mais afasta as pessoas do ambiente de trabalho. Assim a sociedade por não dar espaço suficiente a esse tipo de problema ao sei redor, acaba contribuindo para a situação atual da persistência do esgotamento profissional.



De acordo com Platão, o importante não é viver, mais viver bem,nesse contexto mostra que a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa da própria existência. Assim,sendo totalmente ao contrário da realidade vivida por essas pessoas muitas vezes dentro de casa. Quando é observado algum sintoma dessa patologia, acaba sendo julgado como apenas uma fase, ou até mesmo ser uma frescura. Dessa forma, fica evidente o tamanho despreparo famíliar e a falta de diálogo dentro de casa.



Portanto, fica evidente a necessidade de uma tomada de medidas que realizem a mudança deste percurso. Assim, seria interessante que a mídia por ser uma grande influência abordar o tema em novelas, mini séries, e propagandas a fim de conscientizar a população sobre a problemática. Ademais, incentivar as empresas a expandir as áreas de lazer dentro do trabalho, estimulando a interação saudável entre os funcionário, previnindo o aumento de doentes. Outrossim, a orientação feita por profissionais da saúde as famílias, estimulando o diálogo e apoio é fundamental para identificar os sintomas e buscar um tratamento adequado. Dessa forma, a família e a sociedade funcionaram como a força suficiente descrita por Newton, e mudará seu percurso.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde