ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

O filme "Tempos Modernos" de Charlie Chaplin, apresenta a nefasta realidade das fábricas na Inglaterra Industrial. Analogamente, o excesso de trabalho é resultado da manutenção de uma cultura hiper-consumista, elevando a produção para a obtenção de lucro e sendo extremamente nociva à saúde mental dos indivíduos. Assim, é essencial debater acerca das consequências na exploração desses trabalhadores e os transtornos mentais decorrentes do processo.


A priori, é imperioso destacar a autoexploração no mercado profissional como produto de uma cultura hiper-consumista. Nesse sentido, o filósofo sul-coreano Byung-Chul Han postula: "O indivíduo se explora e acredita que isso é realização". Dessa forma, inicia-se uma cadeia de acontecimentos, a qual o indivíduo é incentivado ao consumo - por meio de propagandas com o intuito de elevar o dispêndio -, porém é direcionado a jornadas de trabalho abusivas que sejam capazes de gerar o capital necessário à aquisição de novas mercadorias. Com isso, o aumento da carga horária pode acarretarem graves problemas à saúde mental desses cidadãos.


Por conseguinte, transtornos mentais são resultado direto de excessos no âmbito profissional. Nesse viés, a Síndrome de "Burnout", causada por altos níveis de estresse, é observada em ambientes onde o sujeito é visto apenas como um mecanismo para a obtenção de lucro. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o transtorno pode ser o causador de outras doenças como a depressão e a ansiedade, uma vez que os sintomas se assemelham. Portanto, faz-se necessário propiciar a adequação de empresas a um padrão que respeite os direitos humanos e do trabalhador. 


Em suma, é ideal obter-se políticas públicas que visem conscientizar e limitar o abuso corporacional causado por paradigmas de consumo. Para tanto, o Ministério da Cidadania deve oferecer palestras, ministradas por advogados especialistas em Direito Trabalhista, que instruam os empregados e empregadores sobre a importância de um ambiente saudável e a responsabilidade jurídica na manutenção desse espaço. Assim, as consequências causadas pelo abuso da força de trabalho serão mitigadas, afastando-se da deletéria realidade da obra "Tempos Modernos".

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde