ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

    As gerações Y e Z, carregam consigo o almejo  pessoal profissionalmente e, índices para desenvolver problemas psicológicos. A junção de ambos, podem resultar em questõe pessoais ligados diretamente ao trabalho, gerando um mal clima corporativo e problemas desmotivacionais. Assim, há uma clara necessidade para uma análise critíca sobre a temática. 


   A propósito de tal afirmação, podemos exemplificar assim como proposto pelo sociólogo George Maslow em a teoria da administração comportamental, o indivíduo é movido por questões pessoais e um bom clima no ambiente de trabalho, para que execute suas tarefas com uma maior taxa de eficácia. Porém, na prática, não ocorre já que diversas empresas focam apenas em lucro e esquecem de suas peças principais, seus funcionários.


  Outro exemplo que corrobora o que foi exposto acima é a não prática do QVT (qualidade de vida no trabalho), que consiste em ações aplicadas por empresas para a melhoria do ambiente organizacional, com ações dinâmicas, maior participação dos funcionários e até mesmo horários flexiveis. A Google é um dos principais exemplos se tratando de QVT, tornando-se uma das empresas mais almejadas para se trabalhar. Por certo, quando não aplicado, pode surgir não só problemas pessoais tais como, depressão e síndrome  de Bornout, como o não alcance devido de metas. 


  Diante aos fatos mencionados, é de obrigação das empresas, públicas ou privadas, a adoção do QVT para melhoria do ambiente de trabalho e enfatizar a motivação dos seus funcinários por meio de promoções, prêmios e destaque ao que conquistaram. Ademais, cabe acrescentar, a adoção de planos médicos que cubram psicólogos para que os funcionários tenham o apoio médico adequado, caso seja necessário. Tais medidas, visam combater o ímpase de uma forma eficaz, pois, consoante o movimento Iluminista, uma sociedade só progride quando um se mobiliza perante as limitações do outro. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde