ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

 Durante o início do período republicano brasileiro, século XIX, foi instituída a Bandeira Nacional do Brasil com a frase "ordem e progresso", responsável por representar o avanço no país. Na transição entre séculos, com o trabalho sendo a principal causa da deterioriorização progressiva em outras áreas da vida humana e refletindo na saúde mental, existe o rompimento do ideal descrito na bandeira, uma vez que não apresenta o progresso do país. Assim, cabe uma análise acerca das causas e consequências do excesso de trabalho e saúde mental para uma possível solução do problema e avanço do Brasil.


 Primeiramente, é válido ressaltar os fatores que impulsionam a problemática. Segundo o filósofo Karl Marx, o trabalho é a essência alienada da existência humana. Seguindo essa linha de raciocínio, percebe-se que a padronização do pensamento de que apenas com o trabalho é que o homem existirá socialmente, tende a torná-lo escravo do meio de produção, pois ao trabalhar pouco sente-se insuficiente e incapaz. 


 Vale também ressaltar os efeitos desse fenômeno. De acordo com o sociólogo Emile Durkheim, o corpo biológico é semelhante a sociedade, haja vista que quando um órgão para de funcionar os demais parem em seguida. Nesse sentido, pode-se estabelecer uma conexão entre o pensamento do estudioso e a saúde mental, pois com o trabalho excessivo, as relações sociais afroxam-se, o tempo se torna curto e a socialização é substituída pelo cansaço. 


 Depreende-se, portanto, que o trabalho em grande quantidade pode ser prejudicial ao homem e necessita de mais atenção. O Poder Legistativo, como instituição responsável por gerir as leis, deve criar medidas que tornem a vida do trabalhador menos exaustante, de modo que crie um projeto de lei que busque ampliar o acesso ao profissional da psicologia em empresas, indústrias e os demais setores trabalhistas que contém uma quantidade grande de empregados, para que o trabalhador possa dialogar e refletir acerca de sua jornada e, posteriormente, aprimorar sua saúde mental. Espera-se, com isso, que os brasileiros possam representar o ideal escrito na bandeira e, assim, continuar o progresso do país. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde