ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

No início de 2019, o comediante piauiense Whinderson Nunes anunciou uma pausa na sua carreira para cuidar da sua saúde; ele havia sido diagnosticado com a Síndrome de Burnot, que se dá por esgotamento profissional. Isso fez fomentar um debate social acerca dos impactos do trabalho excessivo para a saúde mental e quais os caminhos para amenizar os seus efeitos na vida das pessoas.


Em primeiro lugar, é preciso considerar que com o advento da indústria e a transformação social que ela trouxe, a relação do indivíduo com o trabalho se modificou. O filósofo alemão Karl Marx, argumentava que o trabalho produzia a si mesmo e ao trabalhador como mercadoria. Seguindo essa linha de raciocínio, é possível entender e associar que parte do esgotamento profissional surge da despersonalização do individuo, num ambiente onde a quantidade da produção é mais valorizada que a qualidade do que se produz.


Desse modo, fica evidente que a alta nos índices de afastamento por causas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão é resultado de uma ocupação que adoece. Em 2011, segundo o Ministério da Previdência Social o distanciamento das funções trabalhistas por tais motivos custaram aos cofres públicos mais de 211 milhões de reais em pagamento de benefícios. A partir desses números e demonstrando uma preocupação com a saúde dos seus funcionários, algumas já empresas estão investindo em espaços de descanso e relaxamento durante o expediente, afim de trazer melhorias a organização e aos colaboradores.


É evidente, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um ambiente de trabalho melhor e menos nocivo a saúde das pessoas. Portanto, em busca de resolver a problemática e diminuir seus efeitos na sociedade, faz-se necessário que o Poder Legislativo de acordo com o Ministério do Trabalho, crie leis que incentivem empresas e organizações públicas a organizar espaços de lazer para seus funcionários, também propor a obrigatoriedade da contratação de psicólogos, para que estejam no ambiente de trabalho e disponiveis a atender os funcionários. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde