ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

      Sucesso, cansaço e esgotamento mental. Entre os principais desafios enfrentados pela sociedade canarinha, o aumento de indivíduos cansados psicologicamente, devido o excesso de trabalho, revela o quanto os mecanismos de proteção a dignidade humana ainda são frágeis e precisam ser reavaliados. Nesse contexto, faz-se necessário, conhecer os fatores e possível solução para esse triste fenômeno em nossos dias.
      Inicialmente, é possível destacar o contexto capitalista ferrenho como um fator relacionado ao excesso de trabalho e esgotamento mental. De acordo com George Simmel, sociólogo e autor da obra "A metrópole e a vida mental", os indivíduos têm encontrado na cidade um cenário perturbador de sobrepujamento de informações e técnicas, o que gera problemas psicológicos e demonstra, a longo prazo, a inércia dos mecanismos públicos de saúde em relação a essa dinâmica social caótica. Lê-se, portanto, como nociva a percepção de que em um mundo altamente evoluído, as emoções humanas ainda sejam tratadas com descaso pelo poder de saúde pública.
       Ainda mais, a manutenção inconsequente do ideário de sucesso motivou o indivíduo a extrapolar seus limites em prol de reconhecimento e aceitação. Segundo Byung-Chul Han, filósofo Alemão e teórico cultural, o ser contemporâneo passou a explora a si mesmo, ou seja, ultrapassa seus limites físicos e mentais em virtude de uma ótica de realização que comanda o atual mundo capitalista e agride o próprio ser humano. Configura-se, então, um cenário irreverente e doentil. Logo, é inaceitável, que ideais que violam o princípio da dignidade humana sejam propagados de forma indiscriminada socialmente.
          Desse modo, o Governo Federal deve rever o processo socioeconômico em que está inserido o Brasil, por meio de estudo analítico dos perfis dos trabalhadores brasileiros, com busca de dados referentes aos problemas psicossociais dessa classe operária e alternativas que atenuem a propagação de ideiais que machucam a dignidade humana. Espera-se, com isso, diminuir a incidência de indivíduos psicologicamente feridos e cansados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde