ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

    O filme "Christopher Robin, um reencontro inesquecível", conta a história de Christopher, um homem que na infância foi alegre e aventureiro, mas que ao tornar-se adulto teve a sua saúde prejudicada pela superabundante respondabilidade  laboral.Fora da ficção, é fato que a realidade apresentada no longa assemelha-se ao mundo hodierno, pois o excesso de trabalho causa problemas de ordem psicológica nos indivíduos.Com base nisso, é inaceitável que esse processo continue a perpertuar-se.


     Primeiramente, vale salientar que o conjunto empresarial visa o lucro, e esse é um dos motivos do impasse. Essa ótica egoísta cria sobre os cidadãos a constante cobrança para trabalharem cada vez mais.Nesse sentido,tem-se o que o filósofo Byung-Chul Han denomina de Sociedade do Cansaço, em que a população encontra-se exageradamente centrada no ofício e menos preocupada com a saúde. Sendo assim, como consequência desse lamentável contexto, desenvolve-se a Síndrome de Burnout, que é o extremo esgotamento profissional. Desse modo, essa conjuntura contribui para a contrução de um exército de doentes.


     É preciso apresentar,ainda, que o Estado encontra-se insensibilizado com a objeção.Isso é comprovado ao confirmar-se que não há uma legislação que incentive as empresas a prezarem pela saúde mental de seus funcionários. Essa negligência representa um regresso ao País no que tange ao campo ocupacional,tendo em vista a criação Varguista da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).O fardo dessa involução são os indivíduos que sentem,visto que segundo pesquisas do IBOPE, 98% dos brasileiros estão cansados mental e fisicamente. Por causa desse pavoroso dado, fica-se evidente que essa irreflexão do Poder Público não pode mais ser aturada.


       É notório,portanto, que são necessárias alternativas para atenuar as consequências que o excesso de trabalho provoca na saúde mental. Logo, urge que o Poder Lesgislativo elabore e o Poder Executivo sancione leis que compromentam as empresas a garamtirem a lucidez psíquica dos funcionários. Esse suporte poderá ser feito por meio de momentos de descontração diária -colocando música para eles,por exemplo-, e com palestras com psicólogos sobre a importância do descanso para o bem-estar. A partir dessas intervenções, será possível que os indivíduos tenham uma vida oposta a de Chris Robin.


       


      

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde