ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

Percebe-se que, atualmente, muitas pessoas, de forma irrefletida, trabalham exaustivamente para conseguir o que denominam ser "qualidade de vida." Para o Filósofo Byung-Chul Han, essas pessoas vivem como "escravos" do imperativismo na sociedade contemporânea e tais indivíduos estão, imperceptivelmente, colaborando para o desenvolvimento de seus transtornos emocionais.


Ademais, um dos fatores que impulsiona o excesso de trabalho nos dias atuais é o consumismo que, é um grave dilema que tem levado muitas pessoas a trabalhar de forma exagerada. Nos dias atuais, muitas pessoas trabalham além dos seus limites para, assim, poderem ter o prazer de adiquiri serviços e bens que estão fora do seu padrão de vida. Ora para satisfazer, apenas, os seus desejos,ora,para mostrar para aqueles que estão ao seu redor um falso padrão de vida. Comportamentos como esse, acarretam de maneira progressiva desgastes físicos e emocionais.


Outrossim, outro fator que ocasiona o execesso de trabalho é a cobrança exacerbada de chefes de empresas que, muitas das vezes, praticam o assédio moral contra os seus funcionários, como por exemplo, estipulando metas inatingíveis, humilhações na frente de outras pessoas, levando esses funcionários à exceder a carga horária permitida em lei. Atitudes como essas, repetidas com frequência tornam insustentável a permanência do empregado no trabalho como também problemas psicológicos devido ao extresse causado pelo assédio moral.


Portanto, o Ministério da Saúde deve elaborar campanhas de publicidade por meio das redes sociais e canais abertos de televisão, de modo que o conteúdo da campanha alerte as pessoas sobre o perigo do consumismo exagerado, e das consequências emocionais que esse estilo de vida pode trazer. Paralelo a isso, é necessário uma intensificação no controle das leis referente ao direito do trabalhor em empresas privadas de modo que possíveis assédios morais contra funcionários sejam evitados e o número de pessoas acometidas com problemas emocionais, decorrentes do excesso de trabalho venha reduzir.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde