ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

Em seu primeiro mandato como presidente da república brasileira, Getúlio Vargas coloca em vigor a Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), que garante aos trabalhadores direitos inalienáveis. Na contemporaneidade, apesar da legislação que promove boas condições de vida ao trabalhador, o excesso de trabalho está provocando nele doenças, principalmente psicológicas. Dessa forma, enfermidades como a síndrome de burnout, depressão e ansiedade vêm se tornando comuns em funcionários que trabalham em demasia.


Em primeiro lugar, a competitividade, o medo do desemprego e o vício em sua função são fatores que forçam o empregado a trabalhar exageradamente. Após a Revolução Técnico-Científico-Informacional, a necessidade de um funcionário cada vez mais especializado e que tenha bom rendimento força o trabalhador a desempenhar sua função excessivamente, visando sua permanência e bonificações no serviço prestado. Sendo assim, empregadores devem monitorar a quantidade de horas trabalhas e exigir de seus funcionários metas justas e humanas, para que o empregado tenha uma vida decente dentro e fora do ambiente de trabalho.


Ademais, desgaste emocional é o principal aviso do excesso de trabalho. Dessa maneira, a síndrome de burnout, doença psicológica que aparece devido ao esgotamento profissional, se apresenta cada vez mais na vida de funcionários, causando neles dores de cabeça, falta de sono e outros sintomas que interferem intrinsecamente em seu rendimento. Infere-se, portanto, que para melhor desempenho do trabalhador, melhor sua saúde mental deve estar.


Em síntese, trabalhar em demasia causa males profundos nos trabalhadores. É indubitável que o Ministério da Saúde aumente a disponibilidade nos Centros de Atenção Psicossociais(CAPS) de psicólogos e psiquiatras, objetivando promover a população maior acesso a profissionais especializados, para que seja possível a todos uma saúde mental de qualidade. Faz-se importante, também, que o Governo proporcione incentivos fiscais a empresas que tenham um espaço dedicado ao lazer, a fim de dar aos trabalhadores um momento de descanso e descontração durante o desempenho de suas funções.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde