ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

EXCESSO DE TRABALHO E SAÚDE MENTAL


Para o psicanalista Freud, "somos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro".Em conseguinte, quando se trata de transtornos mentais causado pelo excesso de trabalho, a frase de Freud trona-se válida. Assim, como é dever do Estado assegurar a saúde dos cidadãos, de acordo com a Constituição Federal, é necessário que a saúde mental dos indivíduos tenha a atenção devida para combater o problema.


Com a Globalização, a intensificação da tecnologia integrada nos países é instaurada. Com isso, a mão de obra vai diminuindo, trocando trabalhadores por máquinas funcionais. Em consequência disso, surgem desempregos e os mercados torna-se mais competitivos e complexos. Dessa maneira, os trabalhadores estão mais sensíveis a ter um transtorno pela tensão do trabalho e torná-lo em excesso. A partir disso, segundo a Organização Mundial de Saúde, mostra que os transtornos mentais podem atingir até 40% dos trabalhadores, e entre 5 e 10% são de níveis graves.


Com a desinformação de que o trabalho em excesso gera transtornos mentais, faz com que o indivíduo não procure um psicólogo, mais tarde pode acarretar suicídio. Como também, a Previdência Social registrou em 2016 o afastamento de mais de 119 mil trabalhadores. Ademais, não há apoio da empresa quando o cidadão trabalha em excesso, pois será vantagem para ela, como o lucro, descartando a saúde mental do próprio.


Dessa forma, é necessário que o excesso de trabalho e transtornos mentais, seja mais dito no âmbito de trabalho e combatida. Para tanto, é necessário que o Ministério do Trabalho, junto com a rede midiática (TV e outdoors) aborde sobre as consequências do excesso de trabalho e a importância do cuidado da saúde mental do próprio, para que os cidadãos sejam mais conscientes sobre o assunto. Ademais, o Ministério da Saúde deve estimular o SUS a levar estagiários de psicologia para o âmbito de empresas, para que possam ajudar na saúde mental dos trabalhadores e identificar se há algum problema com o trabalhador.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde