ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

"No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho". O trecho do poeta modernista Carlos Drummond de Andrade se faz válido neste contexto, uma vez que o excesso de trabalho está se tornando uma pedra no caminho do descanço e da diversão das pessoas. Estes, quando evitados, geram problemas para a saúde mental dos indivíduos. Portanto, é imprescindível que medidas sejam tomadas para que tal pedra saia do meio da trajetório da vida saudável da população.


Primeiramente, é perceptível, na sociedade brasileira, que muitas pessoas dizem estar sem tempo para tudo, e o principal motivo disso é o trabalho. Este, com o avanço das tecnologias de comunicação, é frequentemente levado para dentro das casas brasileiras. Isso ocorre porque o mesmo aparelho que o trabalhador usa para se comunicar em outro âmbito, é usado, também, para o ramo de seu trabalho. Com isso, apesar de o indivíduo não estar em horário de pico, ele está sujeito a receber mensagens de seu chefe ou de clientes, e, assim, acaba por não usar o celular para a sua diverção, nem o larga para fazê-lá com a família, por exemplo. Sendo assim, a tecnologia favoreceu o trabalho, por um lado, mas, de certo modo, desfavoreceu a vida dos trabalhadores, por outro lado.


Por consequência de tal situação, o estado da mentalidade dos brasileiros vem entrando em um processo de degradação, o que é perceptível nos dados da Secretaria de Previdência, em relação ao estado de São Paulo. Tais resultados explicitam que houve um aumento, de 2017 para 2018, de 25 casos de brasileiros que se afastaram do trabalho pro conta de imbróglios emocionais. Esses são gerados por uma sobrecarga de informações na mente da pessoa, a qual não procura divertimentos, ou, quando procura, é impedida por conta do serviço. Assim, o indivíduo apresenta sinais de depressão - quando não é a própia -, perca de memória, entre outros, que podem destruir a vida dele; por isso, esses problemas precisam de ser evitados.


Em virtude dos fatos anteriormente mencionados, a rocha deve ser eliminada da estrada de alguns dos brasileiros para que eles desfrutem corretamente de suas vidas. Para isso, é mister que as pessoas desliguem-se do trabalho durante as horas vagas, por meio da compra de dois celulares, na qual um será destinado exclusivamente para o emprego, e desligado quando não estiver no seu horário destinado, com o objetivo de que as distrações apareçam com mais facilidade. Ademais, é preciso que as empresas incitem a diversão de seus funcionários, por intermédio de eventos, como comemorações , para que o contratado sejam retirado do excesso de trabalho diário. Assim sendo, os problemas mentais dos trabalhadores por causa do acúmulo de serviço serão previnidos, ao invés de remediados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde