ENTRAR NA PLATAFORMA
Excesso de trabalho e saúde mental

Na Alegoria da Caverna, Platão ilustra que o conhecimento fora do padrão, é virtude agregada às pessoas que buscam sair do senso vulgar. Nessa perspectiva, o excesso de trabalho na hodierna sociedade é uma problemática que carece de medidas solucionantes. Assim, seja pelos motivos causadores dessa sobrecarga, seja pelas consequências provenientes delas, medidas de ambito nacional precisam ser tomadas.


Em primeira análise, vale ressaltar que o inchaço nos mercados profissionais é uma realidade no Brasil. Isso faz com que as empresas e empregadores sintam-se soberanos sobre os funcionários- pois, sempre terão mão de obra à disposição, já que existem muitos em situação de desemprego. Exemplo disso é a superlotação no setor de enfermagem, tanto sim, que o órgão do conselho federal da classe (Cofen), chegou à fazer campanhas para combater o elevado grau de suicídio entre enfermeiros, devido às depressões ocasionadas pelas sobrecargas e más condições de trabalho.


Além disso, convém frisar que o Ministério de Saúde criou a campanha Setembro Amarelo a fim de combater os elevados índices de suicídio no país. Entretanto, tratando-se de vidas, medidas paliativas não são suficientes para sanar a problemática. Pois, de acordo com o Dr. Dráuzio Varella, a depressão é a doença do século, e psiquiatria, a especialização médica ''do futuro''. Isso, comprova que atitudes simples, como: caminhar na praia, brincar com o filho ou uma tarde com os amigos, são atitudes que, cada vez mais, tem sido negligênciadas em detrimento da incasável busca pela ascensão ou aceitação social.


Por isso, fica evidente a necessidade do Estado intervir com medidas que solucionem o âmago da questão. Iniciando com os conselhos das classes, respeitando seus associados e fiscalizando, com vigor, as condições de trabalho aos quais estão inseridos. Além de o Ministério de Educação inserir na grade curricular, matérias que eduquem emocionalmente as crianças, com o intuito de termos, na sociedade futura, adultos com equilibrio emocional. Assim, o Brasil chegará à luz do conhecimento e sanará tal situação.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde