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Ética na sociedade contemporânea
Ética é um conjunto de parâmetros pautados nas boas ações dos indivíduos, servindo como base para alcançar um mundo de respeito mútuo e, neste sentido, é tida como universal. Todavia, embora tenham sido elaborados projetos para a manutenção da Ética nas relações sociais em escala global, como a Organização das Nações Unidas (ONU), tida como cartilha da ética, ainda assim é possível observar a ausência deste princípio fundamental em diversos momentos da história humana, antes e depois de sua criação. Neste sentido, pode-se dizer que a ética é inerente à vida humana, no entanto, pode ser ainda melhor efetivada.
Em primeiro lugar, é preciso diferenciar Ética e moral, confundidas em determinados contextos. Assim, define-se como Moral, o conjunto de parâmetros que moldam uma sociedade, podendo diferir de um lugar para outro, tida assim como local. Outrossim, a Ética faz-se mais abrangente no tocante à abrangência de seu discurso, uma vez que para ser ético, é preciso que haja a preocupação não somente das consequências individuais, mas sim, coletivas. Neste sentido, entende-se a moral como regional e a Ética, universal.
Não obstante, acontecimentos como guerras e exploração trabalhista pós-Revolução industrial, colocam em risco o discurso ético. Assim como disse o filósofo espanhol George Santayana: "Aqueles que não conseguem lembrar o passado, estão condenados a repeti-lo." Sobretudo quando trata-se de um possível esquecimento das atrocidades cometidas em determinada conjuntura, seja nos campos de concentração nazistas, seja na Ditadura militar do Brasil, da década de 60 à 80, é preciso que haja sempre a busca pela preservação da Ética e da justiça.
Torna-se claro, portanto, que na atual sociedade, sabe-se bem distinguir a Ética da ausência dela, entretanto, não é amplamente praticada mundo afora. Para que possamos desfrutar de um mundo mais ético, é preciso que a educação de base dos países ? as escolas somadas a educação familiar ? trabalhe em consonância, a primeira deve adaptar sua metodologia de ensino ao discurso Ético, visando a formação de cidadãos socialmente e profissionalmente éticos, a segunda deve fornecer o alicerce necessário para efetivar e apoiar o trabalho da escola. Assim, ao invés de atacar as consequências da ausência da Ética, estaremos investindo na solução de sua causa.
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