ENTRAR NA PLATAFORMA
Ética na sociedade contemporânea
Um dos maiores dispêndios da ética brasileira atualmente é a degradação de certos valores fundamentais à convivência em sociedade. A população se mostra incapaz de discorrer sobre temas básicos como saúde, educação ou política sem cingir a discussão em uma esfera de ideologias, interesses individuais e hipocrisia, estancando o desenvolvimento da nação em vários aspectos.
Não há assunto mais atual e mais abordado pelos brasileiros do que a corrupção no âmbito político, amplamente veiculada por todos por todos os meios de comunicação e discutida em redes sociais. Discussão essa, que se analisada profundamente mostra-se extremamente antiética. A sociedade não possui o direito de criticar algo, sendo ela a base formadora desse mal. Pequenos hábitos cotidianos, como furar filas, privilegiar-se de uma amizade para se beneficiar e a "malandragem" são atos corruptos, eufemizados como "jeitinho brasileiro", termo que é motivo de orgulho para muitos e diagnóstico de incoerência infelizmente ainda para poucos. Enquanto a esperteza for motivo de ufanismo, e ditar as ações de uma maioria, a ética estará ausente. Os indivíduos que criticam a corrupção política e são tão quanto, quiçá mais corruptos cotidianamente do que os criticados, são um empecilho enorme para os princípios morais de convivência social.
A ética também se mostra débil em diferentes outros aspectos: religiosamente, na forma de de intolerância, desrespeito à miscigenação cultural, na forma de racismo e principalmente nessa mixórdia de ideologias, onde uma tenta se sobrepor à outra em um tumulto constante e perigoso para a população. A desigualdade social é um dos principais divisores ideológicos da população, grupos específicos lutando por interesses contrários ao de outros grupos. Soma-se isso à extrema desinformação política de grande parcela da população, e chegamos à essa guerra ideológica imensurável.
Em suma, a grande diversidade de formas de pensar no Brasil, aliada à desinformação política, à hipocrisia de grande parte da nação e à essa guerra ideológica, formam esse cenário antagônico ao desenvolvimento da ética. São muitas as barreiras que necessitam ser quebradas para chegarmos a uma sociedade mais justa, estigmas históricos que assolam nossa existência como população precisam ser rompidos, tudo isso depende apenas da população, enquanto a mesma não formar uma identidade nacional concisa, o Brasil continuará um país com muitas cabeças pensando individualmente e nenhuma coletivamente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde