ENTRAR NA PLATAFORMA
Ética na sociedade contemporânea
A palavra ética tem origem grega e significa aquilo que pertence ao caráter, relacionado às ações dos indivíduos. É possível afirmar que a ausência desse elemento na sociedade atual afeta diversas áreas, não apenas no âmbito político, como também o virtual.
Em primeira análise, cabe pontuar que a falta de caráter do Governo brasileiro é vigente e afeta muitos indivíduos. De certo, a corrupção, a falta de honra e o abuso de poder acontecem, frequentemente, no Brasil. Dessa forma, a qualidade de vida do cidadão decai extremamente. Ademais, explica-se esse fato baseado no pensamento de Machado de Assis, que afirmou que muitos indivíduos são desprovidos de virtudes, sendo isso legado de nossa miséria e maldade.
Outrossim, no mundo virtual também acontecem casos relacionados a falta de integridade. Destarte, isso ocorre porque é propagado uma ideia de anonimato e invisibilidade na internet. Além disso, muitas pessoas acreditam que não existem leis e punições para crimes nessa área. Como resultado, esse contexto é oposto aos postulados aristotélicos, onde a ética está ligada ao bem comum e a felicidade coletiva.
Logo, é notório que a ausência desse elemento é causadora de muitos impasses. É imprescindível que o Ministério da educação faça projetos para instruir a população sobre a importância do comportamento moral , por meio de palestras, a fim de que diminua os crimes virtuais e o cidadão aprenda a importância da honestidade. Ademais, é necessário que o Poder Judiciário crie leis e punições mais severas para os políticos corruptos, a fim de que as ocorrências de desonestidades diminua e que a sociedade seja menos prejudicada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde