O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Estresse, o mal do século XXI

O ser humano possui uma biologia formidável, o que o manteve perpetuando durante gerações. Um de seus mecanismos biológicos naturais é o estresse, estado de resposta ao ambiente externo. Contudo, o estresse é um grande mal para saúde do indivíduo no século XXI, pois além dos estímulos externos estarem presentes em maior quantidade atualmente e afetando milhares de pessoas, a falta de informação sobre o reais interferências do organismo por conta desse problema dificulta o tratamento adequado.
Se nos primórdios da civilização tal mecanismo era utilizado na ocorrência de temores inesperados, como o combate contra predadores, hoje os estímulos são outros. Pelo menos mais da metade da população brasileira é vítima do estresse cotidiano por conta do excesso de preocupações, falta de exercício físico, medos recorrentes em relação ao trabalho, entre outros motivos.
Em contra partida, as causas e efeitos ocasionados pelo estresse não são reconhecidos por parte da população por conta da não associação do aspecto holístico do corpo humano, a saúde mental com a física. As consequências do problema variam entre cansaço mental até acidente vascular cerebral, podendo afetar o desenvolver de uma vida. Por isso, é importante a conscientização sobre como evitar e tratar esse mal.
Logo, sabendo das necessidades de bem-estar do indivíduo contemporâneo, o Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde deve intervir nas escolas e universidades de todo o país por meio de atividades extracurriculares cuja pretensão é destacar os aspectos gerais do estresse e atenuar seus efeitos com a prática de meditação. Para ampliação da iniciativa, o governo federal em parceria com as redes de televisão aberta deve vincular propagandas informativas sobre como diagnosticar o estresse e poder agir em prol da melhoria da própria saúde.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!