O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Estereótipos na mídia e na literatura

  Desde meados do século XX, o mundo têm ganhado cada vez mais recursos midiáticos devido à Revolução Técnico-Científica. Dessa forma, apesar da democratização do acesso à cultura ter aumentado, os preconceitos enraizados na sociedade foram fortalecidos devido à ausência de variabilidade de etnias no entretenimento. Assim, cabe a análise acerca dos estereótipos na mídia, tendo como principal causa a padronização das obras, o que ocasionou na perpetuação de preconceitos pela população brasileira.
  Em primeira instância, vale ressaltar a padronização das obras como um entrave, pois isso ocasiona na redução da diversidade. Sob esse viés, os sociólogos da "Escola de Frankfurt" afirmam que a reprodutibilidade técnica intensifica padrões irreais, devido à semelhança com que os povos são apresentados de forma repetitiva. Dessa maneira, a sociedade brasileira têm sua visão distorcida da realidade de povos distantes, pelo fato de que esses têm suas variações suprimidas pela mídia. Nesse contexto, faz-se necessárias mudanças no meio midiático para transformar essa realidade.
  Por conseguinte, os estereótipos de determinados povos são reforçados por tais comportamentos, visto que esses são apresentados somente de uma forma. Sob tal óptica,  o filme "Corra" demonstra um protagonista negro que se depara com uma série de preconceitos advindos da família da namorada branca. Nesse interim, o povo brasileiro se entrega aos estereótipos e os tomam como verdades absolutas, ocasionando no desconhecimento dos mesmos das reais essências de civilizações distintas. Portanto, é imprescindível a tomada de medidas para a resolução da problemática.
  Dado o exposto, torna-se perceptível que os modelos reproduzidos necessitam de diversificações. Nessa perspectiva, as produtoras cinematográficas devem, por meio de incentivos governamentais, produzir mídias que demonstrem as diversidades étnicas. Tal produção precisa retratar o cotidiano de nações que diferem culturalmente da brasileira e tem por objetivo reduzir os estereótipos proporcionados pela mídia tradicional. Assim, os benefícios trazidos com a Revolução Técnico-Científica serão usados para promover respeito às diferenças existentes em todo o mundo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!