ENTRAR NA PLATAFORMA
Estereótipos na mídia e na literatura

    A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU - assegura a todos os indivíduos o direito ao bem-estar social. Entretanto, os esteriótipos impostos no meio midiático e literário impedem que a população experimente esse direito internacional na prática. Nessa perspectiva, faz-se urgente avaliar as consequências de uma imagem padronizada na sociedade.


    Em primeiro plano, os meios de comunicação contribuem com a propagação da cultura de esteriótipos. A esse respeito, a personagem Adelaide, do programa zorra total, da rede globo, é um mulher negra, pobre, com boca e nariz grande e se mostra uma personagem sem educação. Nesse viés, um programa de cunho humorístico, utiliza-se de esteriótipos para atingir a qualquer custo um efeito cômico, na qual, o negro é visto como aquele que tem o nariz grande, pobre e o sem educação. Portanto, não é razoável que essa impressão sólida permaneça em um país que almeja torna-se nação desenvolvida.


    De outra parte, o cunho literário exerce influência histórica na construção de padrões de beleza. Nesse contexto, o livro Lucíola, de José de Alencar - publicado em 1862 - retrata o sofrimento da protagonista por não se encaixar no padrão de mulher perfeita daquela época. Nesse contexto, ocorre que esse tipo de situação permanece enraizada na sociedade e se manifesta por meio de linguagem preconceituosa, em que mulheres se sentem oprimidas por não se situarem naquele padrão de beleza imposto. Ademais, é contraditório que, mesmo sendo nação pós-moderna, esteriótipos ainda seja realidade na contemporaneidade.


    Evidencia-se, portanto, a necessidade de criar medidas que busquem amenizar e, aos poucos, solucionar essa impasse. Torna-se imperativo que o poder midiático deve, por meio de campanhas, desconstruir os padrões, a fim de trazer representatividade à população. Por sua vez, as Secretarias de Educação e Saúde, disponibilizem palestras com especialistas no assunto, para o conjunto populacional, principalmente jovens, com o fito de demonstrar as nocividade que a mídia é capaz de exercer, além de orientar as instituições de ensino e as famílias, sobre como atuarem com essa problemática.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado