O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Erradicação da fome

O filme espanhol "O poço", retrata a história de pessoas voluntárias que são confinadas em uma prisão vertical e, somente podem se alimentar dos restos de comida do nível acima. É possível perceber a disparidade existente entre a fartura dos primeiros níveis em comparação a miséria dos últimos níveis. Fora da ficção, é inegável que a problemática acerca da fome no Brasil está atrelada a diversos fatores, entre eles, a grande desigualdade social e o desperdício de alimentos.


Em primeira análise, é válido lembrar que Karl Marx - sociólogo, filósofo e revolucionário socialista Prussiano - acreditava que a miséria é usada como um instrumento pelas classes dominantes. O grande desafio para combater a fome no século vinte e um, é a redistribuição de renda, já que, o problema não é falta de alimento, pois desde a Revolução Verde a produção alimentícia foi aumentada e a superprodução é suficiente para erradicar a fome no mundo. Sendo assim, é necessário uma mudança estrutural para que a população Brasileira não sofra com a perpetuação da fome.


Além disso, segundo a EMBRAPA, 41 mil toneladas de alimentos vão parar no lixo por dia no Brasil. Logo, ações realizadas individualmente também contribuem para a fome no país. Por conta disso, é importante que haja uma conscientização por parte da população para que a fome seja diminuída.


Portanto, medidas devem ser tomadas para reverter à atual situação da fome. Cabe ao Governo Federal - responsável pela administração de todo o território Brasileiro - reformular políticas públicas como o antigo "Bolsa Família" e "Fome Zero" para que a curto prazo mais pessoas tenham acesso a alimentação e a longo prazo, pense em soluções para a redistribuição de renda. Ademais, é necessário que o Governo Federal, promova por meio das mídias sociais e televisivas propagandas que visem orientar a população do consumo consciente. Somente assim, pessoas como as presentes no filme "O Poço" irão poder ter acesso a alimentação, que é um dos direitos inalienáveis.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!