O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Erradicação da fome


"No meio do caminho tinha uma pedra". O poema, de Carlos Drummond de Andrade, parece mostrar que algo interfere na trajetória do eu lírico. Dessa forma, posicionando a obra na atual conjuntura brasileira, pode-se afirmar que a fome poderia muito bem ser interpretada como um obstáculo que impede a caminhada do país. Dessarte, implica aludir a problemática como enraizada em um processo histórico, assim como também na negligência estatal.
Em primeiro plano, é mister salientar que esse embate social não é algo que teve início hodiernamente. Sob essa vertente, o livro "Capitães de Areia", de Jorge Amado, descreve as condições de existência de várias crianças moradoras de rua que não tinham do que se alimentar, de acordo com o escritor, foi essa expressão literária foi um crítica direcionada as situações abjetas nas quais a população era submetida no período de sua publicação, o ano de 1937. Ademais, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em 2014 o Brasil teve 7 milhões de pessoas registradas em situação de vulnerabilidade extrema, ou seja, sua posição financeira era tão crítica que não havia nem como se alimentar, o que é alarmante, pois deixa claro que esse conflito, mesmo depois de 81, ainda persiste no contexto nupérrimo deixando vítimas por onde passa.
Outro ponto relevante é a ineficácia da instituição estatal em cumprir sua função. Nessa lógica, para o contratualista John Locke, a instituição governamental surge para assegurar os direitos individuais de cada ser, sendo a vida o principal deles, é nesse sentido que surge artigo 6 da Constituição Federal Brasileira de 1988 que garante o direito à alimentação, direito esse primordial, pois é indubitável que se o individuo não se alimentar ele não tem como sobreviver, logo, esse artigo é embasado na visão "lockeniana". No entanto, de acordo com o IBGE ainda se tem 7 milhões de pessoas passando fome, o que é preocupante, pois esse número tão alto só demonstra que o Estado brasileiro, infelizmente, não está executando o seu papel "lockeniano".
Em suma, os impasses supracitados urgem ser elucidados. Consoante ao sociólogo alemão Karl Marx: "Um problema só surge quando reunidas condições para solucioná-lo". Para isso, o IBGE deverá repassar seu mapeamento, de vulnerabilidade extrema, para o Ministério do Desenvolvimento Social, esse financiado pelo Ministério da Fazenda, irá promover um programa social que dará um adicional de 200 reais em cestas básicas alimentares para aqueles que estiverem recebendo Bolsa Família, com o fito de diminuir essa provecta adversidade histórica-social e fazendo com que o Estado cumpra com seu papel constitucional. Somente assim, retirando as "pedras" do caminho que se alcançará um país com mais alteridade.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!