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Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

Os desafios da mobilidade urbana são uma realidade na maioria do território brasileiro. Isso ocorre porque o desenvolvimento urbano nacional diferiu muito de países europeus e dos EUA, por exemplo. Enquanto esses passavam pela revolução industrial, o Brasil era limitado pelo sua "vocação" - de acordo com a política da época - pelo setor primário que pouco exigia em termos de uma malha intermodal urbana eficiente. Dessa forma é necessário mitigar esse atraso para que a nação possa progredir.
Ressalta-se, em primeira análise, como a política rodoviarista instaurada por J.K. que até hoje se perpetua, limita o potencial das cidades. De fato, a rede unimodal que hoje prevalece ignora particularidades que poderiam tornar o transporte hidroviário ou metroviário, por exemplo, mais vantajosos. Porém, o passado, como explicitado pelo modernista Mario de Andrade, é lição para se meditar, não para reproduzir.
Outrossim, essa preferência pelo rodoviarismo fez com que o brasileiro desse preferência ao transporte individual baseado no carro. Fato que contribui para longas horas de trânsito. Dessa realidade, urge a necessidade de superar essa prática que se consolidou como uma prejudicial cultura tantao no âmbito social quanto político.
Nota-se, portanto, o quão prejudicial uma visão limitada acerca de mobilidade pode ser. Dessa forma, as Secretarias de Transporte dos Municípios devem conduzir estudos que visem propor o modal ideal para cada local, conduzindo os investimentos futuros. Não menos importante, as Prefeituras devem fomentar as redes sociais com estímulos ao uso de transporte público, visando diminuir o número de carros nas ruas. Afinal, como explicitado por Gandhi, o futuro depende daquilo que se faz no presente.
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