O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

Com o a advento da revolução industrial, principalmente no século XIX, o desenvolvimento urbano foi bastante aclamado pelos políticos brasileiros. Todavia, devido as negligências encontradas nos setores dos transportes, atualmente, o Brasil, em resultado de um mal planejamento, padece de estagnação no trânsito e elevados índices de poluentes.
Em primeiro lugar, é importante perceber que, com a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, o país foi bombardeado por gigantes empresas, as quais favoreciam o consumo desenfreado de carros de passeio, e as cidades, que não acompanharam com uma infraestrutura apropriada, estão sofrendo com imobilidade urbana. Isso ocorre porque, ao contrário de existir um política que favoreça o transporte coletivo, o Brasil foi maciçamente recheado de carros particulares para gerar um movimento econômico. Em consequência disso, são feitas obras faraônicas de emergência e não como prevenção contra a superlotação de carros na sociedade.
Além disso, existe a alta emissividade de gases poluentes, prejudiciais ,tanto para a atmosfera quanto para o homem, devido a grande concentração de automóveis motorizados. Em resultado dessa situação, tem-se o aumento da temperatura do planeta, a chuva ácida, o alto consumo de energia elétrica, pertinente ao frequente uso de aparelhos, como o ar condicionado e que, dessa forma, consequentemente, acabam contribuindo para a diminuição da expectativa de vida dos cidadãos.
Portanto, evidencia-se, que há negligências na mobilidade urbana no Brasil por falta de planejamento industrial e por excessivas políticas de consumo. Assim, faz-se necessário imediata intervenção governamental para solucionar a problemática em que se encontra as cidades. Para tanto, o Governo Federal deve atribuir campanhas afim de promover o aumento da utilização do transporte coletivo e de veículos não motorizados, como as bicicletas. Em paralelo, o Governo Estadual deve mostrar, tanto nos colégios privados quanto públicos, a importância de reverter essa realidade e o que irá acontecer se a sociedade continuar com tal comportamento negligenciado. Dessa forma, é possível a diminuição na emissividade de gases poluentes, além de um aumento na melhoria de vida da população.







Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!