O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Enfrentamentos da mobilidade urbana no Brasil

Uma das maiores problemáticas vividas nos centros urbanos é a dificuldade de locomoção. Congestionamentos e o estresse no trânsito são cada vez mais frequentes, em resultado dos altos níveis de veículos, juntamente com a má administração e falta de incentivo ao uso do transporte coletivo.
A primeira grande conquista pessoal de um individuo é a aquisição de um carro. Não somente incentivado culturalmente, mas também pela indústria, que facilita a compra através de boletos e parcelamentos. Porém, o aumento populacional é proporcional a demanda por veículos, que combinados com a falta de planejamento originam congestionamentos. De acordo com o jornal Folha de São Paulo mais de 10% do tempo de trabalho é gasto no trânsito. Problema que pode ser evitado com transportes alternativos.
De fato, popularização do automóvel quase significou o fim do transporte coletivo. Em sua maioria, meio de translado como ônibus e metrô possuem um déficit de infraestrutura para a demanda populacional, como a má conservação, superlotação, pouco conforto e atrasos. O deslocamento por táxi traz o mesmo conforto que um carro individual, mas possui um alto custo. Outros meios como bicicletas e a caminhada são evitadas pela falta de segurança e espaços apropriados . A mobilidade coletiva é necessária, além de facilitar a livre tráfego, contribuir para o meio ambiente e saúde pública, uma vez que a redução de veículos diminui a poluição do ar e sonora.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. É preciso que o ministério do transporte, realize investimentos estruturais, como faixas para ônibus e ciclovias para agilizar o deslocamento de quem os utilizar, destinar um prazo para reformas regulares nos meios de transportes e pontos de ônibus , melhorando o conforto. O governo também pode fazer parcerias com grandes empresas para que forneçam transporte coletivo para seus funcionários, em troca da redução de impostos, a fim de reduzir o número de veículos em horários de pico. A pregação do bem estar coletivo não é suficiente para que os motoristas abandonem suas vantagens, por isso, a população deve aderir ao sistema de aplicativos em busca de rotas de fuga e descontos em táxis. Assim podemos melhorar a mobilidade no Brasil.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!